O maior espetáculo de areia de praia do mundo, realizado em São Vicente, além de transmitir a cultura e a história da Primeira Cidade do Brasil, se consolidou como um importante agente de solidariedade. Nesta sexta-feira (30), o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) doou mais de 8 toneladas de alimentos arrecadados na troca de ingressos para a Encenação 2026.
Ao todo, 20 instituições foram beneficiadas, recebendo 430 quilos de alimentos cada uma. Os itens serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação constrói uma “ponte” entre as entidades e as comunidades vicentinas que mais precisam.
A presidente da Cristolândia Feminina da Igreja Batista, um lar de acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade social, expressou sua gratidão pela contribuição do Fundo Social, que atua como um vetor de apoio às mulheres atendidas pelo projeto:
“Eu entendo que somos instrumentos de Deus; Ele nos usa para sermos esse elo e poder ajudar o próximo. Para nós, é muito gratificante poder fazer alguma coisa por alguém que não é simplesmente da nossa família. Essas arrecadações do Fundo Social vieram em um momento muito importante para o nosso projeto, que transforma a vida de diversas mulheres”.
Para a presidente da ONG Família Menezes, Meire Menezes, o trabalho é contínuo e coletivo:
“O nosso trabalho é feito aos poucos, devagar, contando com a ajuda das pessoas, da população e do poder público, que nos apoiam tanto com trabalho voluntário quanto com doações”.
Empolgada pelo sucesso de mais uma campanha, a presidente do FSS-SV, Thaynã Amado, destacou a importância da iniciativa:
“A Encenação é um grande espetáculo que nos enche de orgulho. É um espetáculo cultural e histórico, mas também um grande gerador de solidariedade. Acredito que essa seja a maior ação solidária que realizamos na nossa cidade ao longo do ano, e isso nos deixa muito felizes”.
O prefeito Kayo Amado ressaltou a importância da relação entre o poder público e as entidades de apoio:
“É muito bom saber que existem braços, mentes e corações espalhados por vários cantinhos da cidade, buscando fazer o bem. O Fundo Social cumpre esse papel de ser a porta de interface entre quem doa e quem precisa receber, fazendo com que a doação chegue cada vez mais perto dos bairros da nossa cidade”.