Foi num banho comum que a vida de Regilda Alves de Araújo, 55 anos, mudou completamente. “Passei a mão no seio e senti uma bolinha diferente. Pensei: isso não é normal. No dia seguinte, já fui ao médico”, relembra.
Dias depois, veio o diagnóstico: câncer de mama. A notícia chegou no dia seguinte ao seu aniversário, em 18 novembro de 2023. “Na hora, a primeira coisa que pensei foi: vou morrer. Mas logo olhei pra minha neta, para os meus filhos e para o meu marido e disse a mim mesma: eu não posso desistir”.
A fé e o amor da família foram a base que sustentaram Regilda durante todo o tratamento que incluíram 18 sessões de radioterapia, 8 sessões de quimioterapia vermelha, e cirurgia.
“Meu cabelo caiu, meu corpo mudou, mas eu nunca perdi a esperança. Deus me deu força e hoje me devolveu até o cabelo”, conta com um sorriso.
Mesmo com o corpo ainda se recuperando, ela nunca deixou de se mover. A fisioterapia veio logo após a cirurgia, e, com o tempo, o médico liberou o retorno às atividades físicas. Foi aí que Regilda encontrou no alongamento oferecido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor) de São Vicente, mais do que exercício físico, encontrou acolhimento, amizade e recomeço. “Eu mal conseguia segurar um copo, nem pentear o cabelo. Hoje levanto oito quilos com o braço. O alongamento me devolveu movimento e também alegria. As meninas da turma me acolheram, porque algumas já passaram pelo mesmo processo que o meu, então elas me aconselham, me dão dicas e as professoras também foram fundamentais nesse processo”, conta emocionada.
A professora Íris de Gomes, que ministra as aulas, lembra da força de Regilda desde o início. “Ela sempre foi uma mulher de muita fé. Mesmo nas fases mais difíceis, nunca deixou de tentar. Aqui, ela encontrou um grupo de mulheres que também venceram o câncer e esse apoio coletivo faz toda a diferença”, diz Íris.
Para Regilda, o Outubro Rosa tem um significado profundo, e deixa um recado para todas as mulheres. “Se toque, mulher. Conheça o seu corpo. Foi assim que eu descobri o meu câncer e salvei minha vida. E se um dia a dor chegar, não desista. Porque sempre há força, amor e vida depois do susto do diagnóstico”.
Data - O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. O símbolo do movimento é o laço cor-de-rosa, e o mês é marcado por ações informativas, eventos e iluminação de prédios em todo o mundo.
A Prefeitura de São Vicente preparou uma programação especial voltada para este mês. Confira em: https://www.saovicente.sp.gov.br/informacao/sao-vicente-lanca-programacao-do-outubro-rosa.
Por Maria Fernanda Lopes