Nesta quinta (6) e sexta-feira (7), professores da Educação Infantil de São Vicente participaram da “Parada da Primeira Infância”, capacitação promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) na AMEI Duque de Caxias, no Jardim Guaçu. O evento teve como objetivo aprimorar práticas de atendimento e acolhimento às crianças da rede municipal. Mais de 160 professores e coordenadores pedagógicos do Maternal II e Fase I participaram de palestras e oficinas dinâmicas, explorando novas estratégias para tornar o aprendizado mais lúdico e participativo.
Na abertura das atividades, o conferencista Davi do Carmo destacou a importância da leitura e da escrita na formação infantil. Em sua palestra, intitulada "A Cultura do Escrito: Leitura e Escrita na Educação Infantil", ressaltou como o universo literário contribui para o desenvolvimento cognitivo e enriquece o ambiente escolar.
As oficinas realizadas no segundo dia, conduzidas pelas assessoras pedagógicas da Seduc, foram divididas em três etapas essenciais para o processo de aprendizado. A primeira abordou movimentos corporais e gestos, mostrando como brincadeiras com espelhos podem estimular o autoconhecimento e a interação entre as crianças. Na segunda, foram apresentadas atividades lúdicas para explorar sons, cores e formas, de maneira mais criativa. Já a terceira etapa trouxe novas dinâmicas relacionadas à escuta, fala, pensamento e imaginação, utilizando materiais escolares para potencializar a aprendizagem de forma divertida.
A professora Ariane Cardoso ressaltou a importância da iniciativa: "Ter um olhar diferenciado para a formação dos alunos é fundamental. Essa capacitação nos motiva e nos apresenta diversas atividades lúdicas para aplicar em sala de aula". Ela detalhou também como a estrutura da escola recém-reformada auxilia os profissionais no processo pedagógico: “A estrutura física da escola é fundamental. Essa é uma unidade reformada, está linda e possui essa incrível infraestrutura. Ter materiais apropriados e adequados facilita muito, é bem mais de 50% da vida do professor, e faz o aluno se sentir em um ambiente acolhedor”.
A líder pedagógica Michelle Paraguai reforçou as expectativas da Seduc com a formação: "Esperamos que os educadores levem todas as propostas e ações discutidas para a prática. Tudo aqui tem uma intencionalidade pedagógica e contribuirá diretamente para a aprendizagem das crianças".
Essa foi a primeira Parada Pedagógica de 2025, e outras capacitações serão realizadas ao longo do ano, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com uma educação infantil de qualidade e transformação.