Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede de São Vicente participaram na noite desta quinta-feira (29) da aula inaugural da Trilha Formativa de Alfabetização - Conceitos e Práticas, voltada a apoiar docentes e gestores nas reflexões e práticas voltadas à formação de leitores e escritores potentes.
Com convidados especialistas a cada módulo e certificação de 30 horas, o curso está dividido nos módulos “Conceitos de alfabetização e aluno alfabetizado”; “Modalidades organizativas”; “Leitura e escrita, mesmo sem ler e escrever convencionalmente”, e “Alfabetização antirracista”.
O primeiro encontro presencial ocorreu no auditório da Seduc, com a participação on-line de Fabiana Sampaio, do Motriz, instituto que disponibiliza assessoria voltada a ações pedagógicas.
“A trilha apresenta aos professores novas possibilidades de práticas e estratégias, uma vez que a alfabetização é um pilar da educação”, detalha a diretora pedagógica da Seduc, Michelle Paraguai. “Quando a alfabetização se dá dentro do período previsto, nos demais anos escolares o processo acontece de forma mais tranquila, com todas as habilidades adquiridas”, completou.
Michelle destacou, ainda, que a pasta da Educação oferece as formações visando contribuir com o trabalho dos professores e, consequentemente, para uma aprendizagem com mais qualidade aos alunos. “Nesta trilha, por exemplo, temos a presença de professoras também de creches, o que é muito importante, pois estimulamos a alfabetização desde a educação infantil, por meio da cultura do escrito e com estímulo à leitura”.
Assessora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), Iris Nogueira destacou a importância de manter o professor sempre atualizado. “Este ano a Seduc disponibilizou várias formações e a adesão tem sido grande”. Débora Rodrigues, também assessora pedagógica, acredita que participar de formações como esta são “uma oportunidade para reavaliar a nossa prática pedagógica, visando a aprendizagem dos estudantes de São Vicente”.
Por - Renato Pirauá