Foi dada a largada nesta segunda-feira (1º) para a premiação dos alunos de 9º ano das salas que alcançaram 100% de frequência na aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. Durante o mês de dezembro, mais de 200 estudantes de 11 escolas municipais terão a oportunidade de correr no kartódromo do Brisamar Shopping, vivendo um momento especial de adrenalina e diversão ao lado dos colegas. A atividade foi promovida pela Prefeitura de São Vicente, através da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Embakart.
"Hoje não, hoje não… hoje sim!"
Buscando achar formas de recompensar os estudantes presentes na prova, as luzes se acenderam para o prefeito Kayo Amado. "Conversei com a secretária Michelle Paraguai, e me veio essa ideia de criarmos uma experiência especial para as crianças. Algo que mostrasse o quanto elas são importantes para nós, que têm direito de brincar, sonhar e aproveitar. Assim surgiu a ideia de trazê-las ao kart, algo da própria Cidade. Agradeço ao apoio do empresário Paulo, da Embakart, que acreditou no projeto desde o início", destaca Kayo.
"Decidimos premiar as turmas com melhor frequência como incentivo e, para muitos, esta foi a primeira oportunidade de andar de kart. Quem sabe? Talvez daqui saiam futuros talentos, futuros Sennas, Barrichellos e Bortoletos”, completa, animado.
É disso que o povo gosta!
No primeiro dia de programação, 17 alunos das escolas Jacob Andrade Câmara e Carolina Dantas assumirem o volante em três baterias emocionantes, protagonizando ultrapassagens, voltas rápidas e muitas risadas. O estudante Sérgio Ferreira, da UE Carolina Dantas, viveu sua primeira experiência em um kart graças à iniciativa “Eu nunca tinha corrido. Minha expectativa era muito alta e foi melhor do que eu imaginava. Fico muito feliz de ter sido recompensado em uma ação que envolveu toda a minha turma”, contou, ainda empolgado.
E, como diria Galvão Bueno, “foi na ponta dos dedos” que Heitor de Souza, do 9º ano C, venceu sua bateria e comemorou com seus colegas "Muito legal disputar com meus amigos. Foi um momento incrível que vou levar para sempre”.
Para muitas crianças, uma experiência como essa fica marcada por toda a vida e grande parte dos participantes nunca tinha entrado em um kart. Enquanto esperavam, era visível a ansiedade de quem aguardava sua vez de acelerar.
O prefeito Kayo Amado explica o sentimento de poder proporcionar algo tão marcante: “A maior alegria é que eles bateram a meta que estabelecemos. Fizeram parte das 15 salas que atingiram 100% de frequência na prova. Meu orgulho está no esforço deles; o resultado é totalmente mérito próprio. E se fossem 50 salas a alcançarem, seriam 50 turmas premiadas. Quero que saiam daqui sabendo que essa conquista veio do compromisso e dedicação de cada um. Aprender desde cedo o valor do próprio esforço é algo que levam por toda a vida".
A secretária de Educação, Michelle Paraguai, reforça a importância de ações como essa “A escola é um ambiente de ensino, mas a educação vai muito além das paredes. Ela passa pelas pessoas, pelo orgulho das crianças pela cidade, por se sentirem parte dela e esse é o nosso desafio diário".
Por Luis Gomes