Demonstrando união, amor e empatia pelo próximo, a AMEI Duque de Caxias (Jardim Guassu), realizou na tarde desta sexta-feira (12) mais uma atividade alusiva ao Setembro Amarelo e ao Dia Nacional de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Ao longo da semana, todos os alunos da escola tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância de cuidar e de ser cuidado, de olhar para sua saúde mental e de identificar sinais de que o outro não está bem.
Cada professor trabalhou o tema em sua turma e levou o aprendizado de forma leve. Entre as atividades, houve oficinas de brigadeiro, explorando como o chocolate pode estimular hormônios ligados à felicidade e um amigo secreto de boas características, promovendo integração e valorização pessoal.
Todas as propostas foram elaboradas para reforçar o aprendizado, estimular a valorização da vida e fortalecer os laços afetivos.
“Em setembro, buscamos reforçar esses ensinamentos. É lindo ver os alunos buscando a mudança e engajados nas aulas”, ressalta a diretora da unidade, Roberta de Limo.
Para o encerramento dessa semana tão especial, os alunos se reuniram no pátio com bexigas amarelas e posaram para uma foto alegre, simbolizando união, esperança e o compromisso com a vida.
Durante o momento, cantaram a música O Sol, de Vitor Kley, transmitindo com emoção a mensagem da canção: “Vem, aquece a minha alma e mantém a minha calma, não esquece que eu existo, e me faz ficar tranquilo”
“Essa semana foi divertida. Aprendi muito sobre como posso cuidar mais de mim e ajudar o outro. A aula que mais gostei foi a de teatro, quando fizemos a peça sobre o Setembro Amarelo”, afirma Arthur Santos Farias, de 10 anos.
Durante todo o mês a Secretaria de Educação (Seduc) reforçará ações de saúde mental nas escolas da rede municipal de ensino.


