A Unidade Educacional Augusto de Saint Hilaire (Catiapoã) está vivenciando uma experiência transformadora de educação inclusiva e ambiental por meio do projeto Jardim Sensorial, desenvolvido pela professora Cláudia Mafaldo, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da escola.
Uma das etapas dessa iniciativa resultou na emocionante exposição fotográfica “Revelando Belezas Naturais no Ambiente Escolar”, aberta à comunidade escolar. As imagens expostas foram produzidas pelos próprios estudantes, durante uma atividade de observação no espaço onde futuramente será implantado o jardim sensorial.
O projeto envolve 16 alunos com deficiência, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, com a proposta de promover o contato direto com a natureza por meio de atividades práticas, sensoriais e interativas.
Com sensibilidade e olhar atento, os alunos registraram elementos da natureza presentes no ambiente escolar, como árvores, sementes, folhas e até uma lagarta de fogo, que despertou curiosidade e levou à pesquisa sobre sua transformação em mariposa.
“A sensibilidade no olhar deles foi surpreendente. As fotos não podiam ficar apenas no meu celular. Precisavam ser mostradas à comunidade escolar.”, relata a professora Cláudia Mafaldo.
Além da produção das fotografias, o projeto inclui roda de conversa sobre o meio ambiente, atividades de produção de texto e a apresentação dos registros aos familiares em um dos encontros promovidos pela escola. A ideia é que o futuro jardim sensorial seja um espaço de convivência e aprendizagem para todos os alunos, estimulando sentidos como o tato e o olfato, promovendo a inclusão e a conscientização ambiental.
Nesta quinta-feira (13), a escola recebeu os pais e responsáveis dos alunos para uma visita especial à exposição. O encontro proporcionou momentos de troca, escuta e valorização do trabalho desenvolvido pelos estudantes do AEE, aproximando ainda mais as famílias do cotidiano escolar.
“O Jardim Sensorial visa estimular todos os aspectos sensoriais dos estudantes, de forma inclusiva. O contato com a natureza, além de favorecer o aprendizado, fortalece o cuidado, o respeito e a preservação do meio ambiente, algo urgente nos dias de hoje”, detalhou Cláudia.
A ação começou a ganhar força com o apoio de profissionais da área de educação ambiental, que colaboraram com um croqui do espaço, dando os primeiros passos para tornar o sonho realidade. A iniciativa também busca parcerias para viabilizar a implementação do jardim.
A exposição segue aberta à visitação, fortalecendo o vínculo entre escola, alunos e famílias, e reafirmando o compromisso com a valorização da diversidade, a inclusão e o meio ambiente.
Por - Felipe Falcão