O trabalho preventivo é um dos principais métodos de segurança, reduzindo a possibilidade de desastres e demais ocorrências que coloquem a integridade da população em risco. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente segue em tratativas com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), mapeando as áreas de risco do Município em prol da segurança da população. Nesta quinta-feira (29), uma reunião realizada junto à Defesa Civil no auditório da Secretaria de Serviços Públicos alinhou novas estratégias relativas aos estudos.
O encontro pautou as estratégias para a elaboração do Plano Diretor do Município, que define as diretrizes para o desenvolvimento e a ocupação do território do Município, visando promover um crescimento urbano mais ordenado e sustentável.
“Essa etapa é muito importante e nem todos os municípios executam. Assim como solicitar os mapas, São Vicente quis entender melhor sobre seu mapeamento e estar aqui é de extrema importância para o desenvolvimento de uma cidade”, destaca Guilherme Guimarães, pesquisador em geociências da SBG.
A capacitação, além explicar melhor sobre como funciona o mapeamento municipal, deu orientações sobre quais são os caminhos ao verificar moradores nestas áreas. “A partir de agora, todas as secretarias terão acesso a essas informações, para, assim, cada uma poder cuidar de São Vicente em suas respectivas áreas” ressalta Maria Rita, geóloga da Defesa Civil.
“Eventos como este são fundamentais para o nosso trabalho ser desenvolvido com qualidade, para que possamos dar a resposta certa. Sendo que temos que ter uma visão integral de todo o ambiente para contribuirmos”, comenta Mário Bueno, Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente.