O trabalho preventivo evita grandes ocorrências e fortalece a segurança dos cidadãos. Pensando nisso, visando dar suporte à Polícia Ambiental (PAmb), a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) atuou em uma força-tarefa para a apreensão de ferros-velhos clandestinos e o combate à utilização de entorpecentes no Morro do Itararé.
Realizada na quarta-feira (7), a operação resultou na captura de um indivíduo por assaltos a estabelecimentos comerciais. Identificado no local pela GCM, o infrator portava consigo um simulacro de arma de fogo, sete celulares e demais equipamentos adquiridos ilegalmente. Imediatamente, a abordagem foi realizada e o homem devidamente encaminhado ao 1º Distrito Policial (DP), ficando à disposição das autoridades.
Além disso, outras 30 pessoas foram abordadas na operação, que envolveu, além das forças policiais e da GCM, as secretarias de Defesa e Organização Social (Sedos), Desenvolvimento Social (Sedes) e Serviços Públicos (Sesp).
Vale ressaltar que as ações de força-tarefa são realizadas frequentemente no Município, visando coibir possíveis ocupações para uso de drogas, instalação de ferros-velhos, dentre outras práticas ilícitas. Além disso, o trabalho visa oferecer acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.