A importância de incentivar as crianças no processo de aprendizagem desde os primeiros anos de vida será tema de uma formação na creche Tio José (Vila Margarida), na manhã desta sexta-feira (6).
No total, 17 funcionários da unidade da rede municipal de São Vicente serão apresentados ao movimento “Cinco Básicos”, que prega o desenvolvimento infantil por meio de interações de qualidade entre adultos e crianças. Como a capacidade de aprendizado é enorme nos primeiros anos de vida, vem a necessidade de estender o estímulo também em casa, com participação da família.
“Esse primeiro encontro será com toda a equipe de atendentes de nossa creche, passando a metodologia a ser aplicada. Posteriormente, vamos também conversar com os pais para mostrar como podem contribuir nesse processo”, detalhou a coordenadora de assuntos pedagógicos, Sarah Andrade.
O que é - O Programa Cinco Básicos, de educação parental, é voltado para a primeira infância, oferecendo suporte a educadores e pais sobre como ajudar a desenvolver esta importante fase inicial das crianças. A ideia é incentivar a prática de cinco princípios fundamentais: amor e controle do estresse; falar e cantar; contar, agrupar e comparar; explorar através do movimento e brincadeira; e ler e discutir histórias.
Especialistas em desenvolvimento infantil são unânimes quando o assunto é a educação na primeira infância: o período entre o nascimento e os 5 anos de idade é fundamental para o pleno desenvolvimento da criança. Em São Vicente, 12 creches participam de um projeto-piloto do Programa Cinco Básicos, que busca a parceria entre rede municipal de ensino e pais, para explorar ao máximo o potencial de aprendizagem desde cedo.
A proposta visa fortalecer a educação infantil, unindo ciência e pedagogia para reforçar uma verdade simples, mas real: educar desde o berço é preparar o terreno para uma vida escolar mais produtiva. E tal missão envolve famílias, educadores e políticas públicas voltadas às futuras gerações.
Por - Renato Pirauá