Marcando presença como um dos polos de desenvolvimento ambiental do Brasil, São Vicente participou, nesta terça-feira (4), da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), apresentando o projeto Coop Clima. A iniciativa aborda a justiça climática e discute o combate às desigualdades sociais provocadas pelos efeitos das mudanças no clima. A participação ocorreu durante a III Conferência Internacional da Rede Climate-U, que prossegue de 4 a 8 de novembro na Universidade Federal do Pará, em Belém.
O tema apresentado pelo Projeto CoopClima foi “Cooperação entre universidade, governo local e população para o letramento climático em São Vicente”, destacando estratégias colaborativas entre instituições acadêmicas, gestores públicos e comunidades locais. O objetivo é fortalecer o diálogo e a ação conjunta para promover a adaptação climática e ampliar o engajamento social em prol do meio ambiente.
Representando o projeto vicentino, participaram do encontro as professoras Sylmara Dias e Amanda Cseh (USP); Vandilma Galindo, Regina Viana e Eliana dos Santos (Secretaria de Educação de São Vicente); além da educadora popular e liderança comunitária da Vila Margarida, Francisca Eliene Silva.
COP 30
A COP 30 é uma Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas. O evento reúne líderes mundiais, cientistas, organizações e representantes da sociedade civil para discutir e negociar soluções para a crise climática global, com foco em temas como redução de emissões, energias renováveis, preservação da Amazônia e financiamento climático.
Por Luis Gomes