Em mais uma iniciativa voltada à valorização da saúde mental, São Vicente marcou presença na Copa Inclusão, realizada nesta quarta-feira (26), no Sesc Itaquera, em São Paulo. O evento, promovido por profissionais e coordenadores dos serviços de Saúde Mental da região do Estado, reuniu pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para um dia de integração por meio do esporte, cultura e socialização.
A programação contou com oficinas e partidas de futsal, com vitória da Cidade sobre São Miguel por 2 a 1. Além da prática esportiva, ocorreram diversas atividades culturais que estimularam a convivência e o trabalho em equipe. São Vicente foi o único município da Baixada Santista convidado a participar da iniciativa, levando sete pacientes do CAPS Mater, acompanhados por profissionais de saúde.
A presença da equipe vicentina reforça o compromisso com as práticas que vão além do cuidado clínico, promovendo autonomia, protagonismo e a quebra de estigmas relacionados aos transtornos mentais.
“Foi um momento extremamente significativo para os nossos pacientes. Por meio do esporte, conseguimos estimular a autoestima, o trabalho em equipe e o sentimento de pertencimento. Isso impacta diretamente no processo de reabilitação e integração social dessas pessoas”, destacou Anderson Bonfim, assessor de apoio na coordenação de saúde mental de São Vicente.
"A participação dos nossos pacientes na Copa Inclusão reforça o quanto o cuidado em saúde mental vai além dos atendimentos clínicos. Proporcionar a eles a chance de vivenciar momentos como esse, fortalecendo a autoestima e ampliando as possibilidades de socialização, é um dos nossos objetivos. Estamos muito felizes e orgulhosos por ver nossos pacientes representando o Município”, pontuou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Por Guilherme Gebara