A prática de exercícios físicos é essencial em todas as fases da vida, mas na terceira idade ela ganha um papel ainda mais especial. Fortalecer os músculos, melhorar a postura, o equilíbrio e a flexibilidade, além de reduzir o risco de quedas e dores. Em São Vicente, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), o Complexo Esportivo Beija-Flor (Esplanada dos Barreiros) tem se tornado um verdadeiro sinônimo de saúde e bem-estar para os idosos da cidade.
Oscar Lúcio dos Santos, de 89 anos, é um exemplo de superação. Por orientação médica e com o incentivo da filha, ele começou as aulas de pilates há cerca de um ano. Antes, as dores no corpo eram constantes e limitavam a sua rotina. Hoje, ele já sente a diferença no dia a dia.”Eu me sinto muito melhor, me faltava equilíbrio para fazer as coisas, hoje vejo uma boa mudança positiva”, conta o aposentado.
A professora Vivian Siqueira, responsável pelas turmas de pilates, se emociona ao acompanhar de perto as transformações dos alunos. “É extremamente gratificante, ver de pouco em pouco a mudança de cada um deles, levo no meu coração”, relata a professora.
Nas aulas de defesa pessoal, as histórias de superação também estão presentes. Para Ligia Higa, de 67 anos, as aulas a tornaram uma pessoa mais segura. “Estou mais ágil e me sinto mais confiante. Até meu emocional está melhor. Ando mais atenta na rua, pois hoje sei que posso me proteger”.
O centro esportivo já atendeu mais de 1.200 alunos de diferentes faixas etárias e modalidades. As aulas gratuitas mudam a vida de muitos vicentinos, especialmente da terceira idade, e seguem com vagas abertas.
“Nossas aulas vão além dos esportes, elas auxiliam no social, no emocional… Muitas vezes vemos total melhora no comportamento dos alunos”, destaca o diretor do complexo, Emmanuel Gonçalves Ferreira.
"É muito gratificante oferecer modalidades esportivas ao público da 3ª idade, um público muitas vezes ignorado. Estamos atentos a isso e dentro desse pensamento oferecemos as diversas atividades no Complexo Beija-Flor, buscando oferecer uma melhor qualidade de vida nessa fase tão especial”, ressalta o Secretário de Esportes e Lazer, Professor Wando Barra.
Aulas:
Capoeira 60+: às terças e quintas, das 9h às 10h.
Defesa pessoal: toda sexta-feira, das 10h às 11h. (Exclusivo para mulheres).
Pilates: às terças, das 15h às 16h, e também às segundas, quartas e sextas, no mesmo horário.
Como se inscrever:
O interessado deve comparecer ao complexo Beija-flor com os seguintes documentos:
Uma foto 3x4;
RG e CPF;
Atestado médico (Obrigatório para maiores de 69 anos).
Por Yasmin Cristini