Durante a semana de 8 a 12 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou visitas a unidades educacionais para apresentar aos alunos o programa PROCOR – “Somos Muitas Cores”, voltado à promoção das relações étnico-raciais no ambiente escolar.
As atividades aconteceram nas turmas da Fase 1 da UE Antônio Fernando dos Reis, e nos 4º e 5º anos das escolas União Cívica e Renan Alves Leite. As ações educativas continuarão no decorrer do semestre, com o objetivo de ampliar o debate sobre identidade, diversidade e respeito às diferenças, por meio de práticas pedagógicas que incentivam o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira e indígena.
Além da apresentação do PROCOR, também foi lançado o selo de “Escola Antirracista, reconhecendo as instituições de ensino que desenvolverem projetos e práticas voltadas para as questões étnico-raciais. O selo é concedido às unidades participantes do Festival da Equidade, promovendo o engajamento da comunidade escolar em ações afirmativas e de combate ao racismo.
A assessora pedagógica Amélia Silva, da Secretaria de Educação (Seduc), destacou a importância da iniciativa. “Ações como esta são fundamentais para formar uma escola mais consciente, inclusiva e comprometida com a equidade racial. É um trabalho que começa na sala de aula e se estende a toda a comunidade escolar”.
Por - Renato Pirauá