Nesta terça-feira (29), o 39º Batalhão da Polícia Militar recebeu membros da Prefeitura de São Vicente para esquematizar uma simulação de ocorrência na Cidade. O secretário de Defesa e Organização, Silvio Damaceno, e a secretária adjunta de Imprensa e Comunicação Social, Paula de Donato, participaram da conversa.
A ação serve para preparar de forma prática as autoridades municipais e estaduais no combate a eventuais ocorrências de assalto. A simulação consistirá num assalto ao caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal da Rua Jacob Emmerich (Centro), na noite do dia 28 de novembro, a partir das 23h.
Esta primeira reunião serviu para um “brainstorm” (tempestade de ideias na tradução literal), para avaliar sugestões e suas possibilidades. Representantes da Caixa e do Brisamar Shopping também compareceram para ajudar neste planejamento. Após a definição, as ruas com interdições ou desvios serão comunicadas pela Seicom.
A ação servirá para preparar e provar as capacidades táticas das forças de segurança e de aparelhos da Prefeitura, como o totem de segurança do CCO (Centro de Controle Operacional). Apesar da atividade ser levada a sério, ela é apenas uma simulação. Portanto as armas serão com materiais de festim para evitar incidentes indesejados.
A divulgação detalhada será feita com antecedência pelos canais de comunicação da Prefeitura de São Vicente.
Por Roberto Filho