Em celebração ao Dia do Abraço, comemorado nesta quinta-feira (22), as crianças da Creche Irmã Dolores participaram de uma atividade muito especial. Com música e diversão, os pequenos foram reunidos em duplas e, com as mãos e braços pintados com tintas de suas cores favoritas, deram abraços carinhosos nos colegas. Esses abraços deixaram marcas de afeto nas roupas e, em seguida, cada criança registrou esse momento simbólico em um quadro preparado pelas professoras.
A coordenadora de assuntos pedagógicos, Ynaê Paliotto, comentou sobre a importância da atividade para os pequenos:
“O abraço é muito importante na educação infantil. Ele desenvolve a capacidade de reconhecer e identificar o outro, de perceber os sentimentos do próximo e de se compadecer. É essencial que eles tenham esse tipo de contato, pois começam a compreender melhor os colegas. Sendo crianças, sabemos que passam por uma fase de disputas, seja por atenção, por um brinquedo ou simplesmente para ver quem se destaca mais. Em atividades como essa, eles têm a chance de focar na demonstração de afeto, fortalecendo o senso de companheirismo”.
Essa vivência lúdica, aliada ao contato físico respeitoso e acolhedor, contribui para fortalecer vínculos emocionais e promover um ambiente escolar mais empático e colaborativo para todos. Além disso, as crianças podem levar essa vivência para o dia a dia em seus lares, fortalecendo as relações com os pais, irmãos e toda a família.
A aluna Manuelly, de 4 anos, resumiu a alegria do momento: “Foi muito legal! Eu abracei minha amiga e usei tinta. A minha foi azul!”.
Com iniciativas como essa, a Creche Irmã Dolores reafirma seu compromisso com a formação emocional e social das crianças, cultivando desde cedo o respeito, a empatia e o carinho pelo outro.