A Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios Frei Gaspar da Madre de Deus promove, nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, a Expo Comemorativa Arte e Poesia “Tributo à Cultura Cigana”, no Espaço Acadêmico Ilha Porchat (Alameda Paulo Gonçalves, 61 - Itararé).
A celebração marca os 19 anos de instalação da academia e os três anos do Espaço Acadêmico Ilha Porchat, reunindo profissionais, associados e convidados em uma noite de valorização artística e cultural.
Sob coordenação de Israel Diniz e Nadya Righetti, a exposição contará com uma mostra diversificada de artes visuais e técnicas artísticas dos membros da academia. Já o tributo à cultura cigana, coordenado por Enaide Freire, terá programação especial com desfile temático, danças e oráculos.
Entre os destaques estão a performance dos ciganos Soraya Toledo e Ygor Benin, apresentações de dança cigana com a professora Clarice Franco e suas alunas, além da participação dos convidados no desfile.
Na entrada do salão, o público também poderá vivenciar atendimentos individuais de oráculo cigano, numerologia básica, leitura de mão, baralho cigano e baralho Santa Sara, além de receber uma rosa vermelha – prática tradicional da cultura.
Segundo a presidente da Academia, Sônia Maria Ferreira Delsin, a proposta é valorizar a diversidade e aproximar a comunidade vicentina das diferentes manifestações culturais.
Por Rafael Dias