Alunos da Unidade Educacional Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3) participam na manhã desta quinta-feira (10) da caminhada “Ama o mar é…”, cuja proposta mescla educação ambiental com um dos jogos digitais mais consumidos do mundo: o Minecraft. O grupo partirá da escola às 9h30, em direção ao corpo hídrico localizado nas imediações da UE.
O "Marecraft" foi desenvolvido pela professora Marcia Aparecida Franco e seus alunos, que criaram artefatos artesanais a partir de materiais recicláveis. O jogo digital foi utilizado como inspiração para traçar um caminho entre a escola onde estudam e o corpo hídrico localizado nas imediações da UE.
A ideia desta versão foi a de apresentar soluções sustentáveis para impedir o lixo de chegar à maré. Após a caminhada, o grupo escreverá uma carta à Prefeitura com os resultados obtidos pela ação.
O projeto foi destaque no Congresso ICLOC, evento de projetos educacionais realizado no sábado (5) em São Paulo, com participação de escolas de diversos pontos do país.
A UE Vera Lúcia Massis é uma da três escolas municipais de São Vicente certificada pelo Selo Escola Azul, da Unesco, por ações voltadas à preservação dos oceanos, com ações como visita a aldeia indígena e reuso de água. A Cultura Oceânica é o conjunto de processos que promovem a compreensão dos princípios essenciais e conceitos fundamentais, que permitem conhecer a influência do oceano em nosso planeta. O projeto visa formar vicentinos conscientes sobre o oceano, buscando capacitar a tomada de decisões responsáveis sobre os recursos oceânicos e sua sustentabilidade.