É comum na sala de aula uma criança perguntar por que a Lua existe, o que tem no centro da Terra, para que existem os vulcões e terremotos, ou por qual motivo os dinossauros não estão mais no planeta. Tantas curiosidades podem ser saciadas por uma área de estudos específica: a geologia.
Na noite desta terça-feira (27), cerca de 30 professores da rede municipal de ensino participaram, no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) da aula inaugural da trilha formativa “Geociência no Contexto da Ecopedagogia”, que aborda a importância do conhecimento sobre a Terra, a serviço da educação sustentável.
Pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Francisco Ferreira de Campos falou sobre a importância de transformar a linguagem técnica da geologia em uma forma acessível para a área escolar. “Desde a educação infantil até o ensino médio, é importante saber sobre o planeta onde vivemos”, afirmou o especialista, formado há 12 anos pela Unicamp, detalhando que a geociência está presente, sim, no dia a dia de todos, e que faz parte do currículo da educação básica. Francisco avalia que, de uma forma geral, esse tipo de estudo é pouco abordado na formação dos professores, principalmente na educação infantil e no ensino fundamental 1. “É preciso levar para a sala de aula. Qual criança não gosta de aprender, por exemplo, sobre dinossauros? Os fósseis são uma porta para ativar esse conhecimento”, exemplificou.
Durante a explanação, Francisco apresentou tipos diferentes de minerais, exemplares de fósseis e destacou como é possível contar a história da formação do nosso planeta por meio das rochas e seus formatos. O palestrante ainda mostrou jogos didáticos, que ajudam a tratar o tema em sala de aula de maneira leve e divertida. “Quando o aluno menos percebe, já aprendeu brincando”.
Professora polivalente da AMEI Maria de Lourdes Baptista (Parque São Vicente), Maria Terezinha classificou a aula inaugural como “interessantíssima”. “Realmente, as crianças fazem perguntas como ‘do que é feita a Terra?’ e ‘como é o núcleo do planeta?’. O desafio é exatamente esse: falar de um jeito que os alunos entendam, porque o assunto é fascinante e empolga as crianças”, opinou a docente.
Docente na UE Armindo Ramos (Samaritá), Allan Rovert, também avaliou positivamente o primeiro dia da trilha formativa. “Sou professor de geografia e dá para aplicar esses temas em sala de aula, mostrando que o talco que conhecemos vem de uma rocha, assim como baterias de celular. Os alunos gostam muito dessas informações”, afirmou.
Da área de ciências, Giovanna Emmerich, que leciona na UE Mário Covas Jr (Samaritá), destacou que tem a própria coleção de rochas para trabalhar em sala de aula, numa estratégia que atrai a atenção dos alunos. Sobre a trilha formativa, ela entende como “uma formação bem válida, porque recicla o nosso conhecimento”.
TRILHA FORMATIVA - Viabilizado pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Diretoria Pedagógica, a formação é destinada a coordenadores pedagógicos, professores dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, sendo aberta a todos os docentes, com ênfase aos que atuam nos componentes curriculares de Ciências e Geografia. A ação é promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental e integra a programação da Semana do Meio Ambiente.
A trilha tem como objetivo apoiar professores e gestores na construção de conhecimentos, reflexões e práticas educativas que unem pedagogia e ecologia, promovendo uma consciência crítica, sustentável e responsável sobre o meio ambiente e o planeta.
Com total de 40 horas e certificação ao término, a formação acontece em formato híbrido (presencial, síncrono e assíncrono), proporcionando momentos de práticas investigativas, troca de experiências e atividades interativas.
As aulas são divididas em cinco módulos: “Uma Viagem pelo Tempo Geológico”; “O Planeta em Transformação”; “Soluções Baseadas na Natureza”; “Oceano, o Regulador do Tempo!”; e “Encerramento”, com apresentação de práticas desenvolvidas e entrega de certificados.
GEOCIÊNCIA E ECOPEDAGOGIA - Em tempos de crise climática e degradação ambiental, a relação entre o ser humano e o planeta tem sido cada vez mais debatida em escolas, universidades e movimentos sociais. Nesse cenário, destacam-se os campos da Geociência e a Ecopedagogia.
As Geociências são o conjunto de ciências que estudam a Terra, incluindo a Geologia, a Geografia Física, a Meteorologia e a Oceanografia. Esses estudos ajudam a compreender os processos naturais do planeta — como a formação de rochas, o ciclo das águas, os terremotos e as mudanças climáticas.
Já a Ecopedagogia é a abordagem educacional que propõe a relação ensinagem/aprendizagem na ética da sustentabilidade, no respeito à vida e na consciência ecológica, com o objetivo de não apenas informar os alunos, mas sim de transformar, por meio de uma consciência planetária que inspire atitudes sustentáveis e solidárias.
Assim, a Trilha Formativa Geociência no contexto da Ecopedagogia visa a apoiar os professores e gestores das escolas municipais de São Vicente na construção de conhecimento, nas reflexões e práticas com uma abordagem educativa que une pedagogia e ecologia, com foco na formação de uma consciência crítica e responsável sobre o meio ambiente e o planeta, e um olhar voltado para a sustentabilidade e justiça socioambiental.
Confira o cronograma de aulas:
MAIO/JUNHO – Módulo I: Uma Viagem pelo Tempo Geológico
* Aula inaugural presencial: 27/05/2025 - já realizada
Local: Auditório da SEDUC – 19h às 21h
* Oficina presencial: 28/05/2025
Local: Auditório da SEDUC – 19h às 21h
✓ Entrega de kits geológicos e paleontológicos (fósseis, rochas e minerais) aos professores participantes.
✓ Sorteio de oficinas para estudantes das Unidades Educacionais.
* Atividade assíncrona: 02/06/2025 a 09/06/2025 (Google Classroom)
JUNHO – Módulo II: O Planeta em Transformação
* Aula síncrona: 10/06/2025 (Google Meet) – 19h30 às 20h30
* Atividade assíncrona: 11/06/2025 a 23/06/2025 (Google Classroom)
JUNHO/JULHO – Módulo III: Soluções Baseadas na Natureza
* Aula síncrona: 24/06/2025 (Google Meet) – 19h30 às 20h30
* Atividade assíncrona: 24/06/2025 a 07/07/2025 (Google Classroom)
JULHO – Módulo IV: Oceano, o Regulador do Tempo!
* Aula presencial: 08/07/2025
Local: Auditório da SEDUC – 19h às 21h
* Atividade assíncrona: 09/07/2025 a 31/07/2025 (Google Classroom)
AGOSTO – Módulo V: Encerramento da Trilha Formativa
* Entrega do Produto Final:
Apresentação de práticas desenvolvidas e entrega de certificados.
* Encerramento presencial: 05/08/2025
Local: Auditório da SEDUC – 19h às 21h
Por - Renato Pirauá