Durante a passagem das Carretas da Mamografia e do Empreendedorismo por São Vicente, entre os dias 2 e 14 de fevereiro, mais de 600 mulheres foram atendidas. A ação ofereceu exames preventivos contra o câncer de mama, cursos de qualificação profissional, atendimentos da Defensoria Pública e palestras voltadas à autonomia feminina.
Na Carreta do Empreendedorismo, foram disponibilizados cursos como Básico em Design de Sobrancelhas, Básico em Design Gráfico com Canva, Básico em Cortes de Cabelo e Básico em Marketing Digital, ampliando as oportunidades de geração de renda para as participantes.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher do Governo do Estado e a Prefeitura de São Vicente, por meio da Supervisão de Políticas Públicas para a Mulher, vinculada à Secretaria de Governo (Segov).
Cristina Batista, coordenadora da Carreta do Empreendedorismo, destacou o impacto da ação:
“Durante essas duas semanas, trouxemos cursos de empreendedorismo voltados especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade, para que possam romper esse ciclo e conquistar novos espaços. Nosso objetivo é que elas sejam protagonistas de suas próprias histórias. Também contamos com a presença da Defensoria Pública e com uma palestra da Delegacia de Defesa da Mulher. Já estamos há mais de um ano percorrendo o Estado de São Paulo com a carreta, beneficiando diversas mulheres e proporcionando mudanças reais de vida por meio da geração de oportunidades".
A supervisora de Políticas Públicas para a Mulher do município, Bruna Maria Lopes, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Muitas mulheres puderam vivenciar aqui uma transformação, aprender uma nova profissão para ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez ou se recolocar após um período afastadas. Além disso, tiveram acesso a exames preventivos contra o câncer de mama. Essa parceria com o governo estadual foi fundamental para as nossas vicentinas".
Por Maria Fernanda Lopes