O maior espetáculo em areia de praia do mundo destaca-se não apenas pela grandiosidade cênica, mas também pela diversidade de recursos que garantem conforto, segurança e inclusão ao público. A Encenação 2026 — que ocorre de 21 a 24 de janeiro, na Praia do Gonzaguinha (Praça Tom Jobim), a partir das 20h30 — traz como alguns de seus principais cartões de visita a estrutura com cobertura em todos os setores, assegurando proteção contra chuva, além de um espaço exclusivamente destinado a pessoas com deficiência (PCDs).
O setor de acessibilidade contará com rampa de acesso e profissionais capacitados para auxiliar na locomoção do público, garantindo um dos pilares da Encenação: a democratização do acesso à cultura.
Durante anos, moradores e turistas precisaram enfrentar as intempéries climáticas para acompanhar o espetáculo. Desde a última edição, realizada em janeiro de 2025, essa realidade ficou no passado. Agora, todos os setores contam com cobertura, ampliando o conforto e a segurança da população.
“O vicentino e o turista podem ter a certeza de que encontrarão toda a estrutura necessária e profissionais humanizados, preparados para proporcionar uma experiência única nestes quatro dias de Encenação. Uma verdadeira festa popular”, destaca o secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues.
O prefeito Kayo Amado ressaltou o papel da Encenação como símbolo de manifestação cultural e pluralidade. “São pessoas de diferentes culturas, todas unidas em um só propósito: transformar o extraordinário em algo factível. A ausência de cobertura em todos os setores e de uma acessibilidade digna sempre nos incomodou. Trabalhamos para corrigir isso e, hoje, oferecemos conforto e segurança para que todos acompanhem de perto essa viagem no tempo, que retrata a chegada de Martim Afonso de Sousa ao Brasil, em 1532”, afirmou.
Encenação 2026
O maior espetáculo em areia de praia do mundo acontece de 21 a 24 de janeiro, na Praia do Gonzaguinha (Praça Tom Jobim), e retrata a fundação da Vila de São Vicente, em 1532.
Nesta edição, o personagem Martim Afonso de Sousa, fundador da Primeira Cidade do Brasil, será interpretado por Tio Paulo, artista e influenciador digital com quase 5 milhões de seguidores no Instagram. Já a personagem Índia Bartira será vivida por Marissol Dias, atriz com trajetória consolidada nas encenações vicentinas.
A programação inclui ainda uma área imersiva, proporcionando ao público uma experiência sensorial na história de São Vicente. Ao lado da arena, estará a Feira SV 360, iniciativa voltada ao fomento do empreendedorismo local.
A Encenação 2026 é incentivada via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio de Brasil Terminal Portuário, GranServices, Grupo Ecorodovias e Sabesp. A iniciativa é uma realização da Associação dos Artistas e Prefeitura de São Vicente, com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo