O Dia Nacional do Surdo foi celebrado nesta sexta-feira (26) por cerca de 200 alunos da AMEI Duque de Caxias (Jardim Guaçu, promoveu), com uma apresentação musical marcada pela inclusão e emoção. Os estudantes de 1º a 5º ano, que integram o coral da escola, apresentaram na Língua Brasileira de Sinais (Libras) a música “Última Oração”, da banda Mais Bonita da Cidade.
A ação teve como inspiração a estudante Alice, de 8 anos, que é surda e cursa o 3º ano da unidade. Com apoio em sala de aula da intérprete de Libras, Dulcemara Puga, a menina participou ativamente da celebração. “Ela adorou esse momento com os colegas. Ações assim são muito importantes”. Alice também demonstrou entusiasmo com a homenagem. “Amei. Gosto da escola, de brincar, de estudar e da professora”, verbalizou.
Articuladora da AMEI, Stephane Eugênio afirma que o evento contribuiu para fortalecer a convivência, ampliando as formas de comunicação entre as crianças. “Hoje os colegas já conseguem se comunicar melhor com ela. Apesar de a Alice ser oralizada e fazer leitura labial, a Libras amplia ainda mais as possibilidades de interação”. Stephane acrescenta que o aprendizado da canção em Libras pelos alunos foi surpreendente. “É a terceira vez que realizamos esse trabalho e eles aprendem a tradução com facilidade”, contou.
.
Texto - Renato Pirauá
Fotos - Tadeu Filho



