“Sonhar, idealizar, planejar e concretizar”. É com base neste lema que o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) finalizou mais uma edição do curso de Salgados Assados, entregando à cidade oito formandos prontos para transformar conhecimento em oportunidade, e, claro, em salgados.
Ao longo de três semanas, com aulas uma vez por semana, os alunos aprenderam desde o preparo das massas salgadas até a criação de tortas, patês e antepastos. Quem guiou este processo foi a professora Maria Teresa, que compartilhou um pouco o que ensinou à turma durante o curso: “Eles aprenderam bastante. Fizemos massas, modelagem, recheios e até antepasto de berinjela. Agora, é colocar em prática com organização e qualidade, que tenho certeza de que vai render um bom lucro para eles”.
Mais do que técnicas, o curso também proporcionou acolhimento, incentivo e, principalmente, possibilidades. Uma das alunas compartilhou que, apesar da curta duração, pretende aplicar os ensinamentos adaptando ao seu próprio estilo culinário.
Liliana Dacca, de 65 anos, saiu de seu país natal, a Argentina, para tentar a vida em São Vicente e encontrou no Fundo Social a ferramenta que precisava para gerar renda. “As aulas foram ótimas. Pra mim, foi pouco, queria mais! Mas vou aplicar tudo que aprendi, principalmente as tortas. Trabalho com alimentação saudável por encomenda, então isso vai somar bastante no meu empreendimento”, comentou entusiasmada.
O curso integra uma série de capacitações gratuitas promovidas pelo Fundo Social, com foco na autonomia econômica e no fortalecimento da comunidade vicentina.
Por Rafael Dias