A rede municipal de ensino de São Vicente marcará presença no Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, nesta segunda-feira (7), no auditório do Parque Tecnológico de Santos (Rua Henrique Porchat, 47 - Vila Nova, em Santos), das 14h às 16h. A entrada é gratuita.
Promovida pelo Movimento ODS Santos 2030, a iniciativa envolve unidades de ensino das nove cidades da região. Em São Vicente, quatro projetos estão entre os finalistas.
A iniciativa reconhece e valoriza ações inovadoras de sustentabilidade ambiental nas escolas da Região Metropolitana da Baixada Santista. A Unidade Educacional Vera Lúcia Machado (Náutica 3) concorre com três projetos: “Marecraft”, “Da maré ao mar, vamos surfar” e “#coisasdovera”. Já a AMEI Visconde de Sabugosa concorre com o “Observadores Mirins de Aves ”.
A solenidade também prestará homenagem a instituições e líderes que se destacaram na 17ª meta dos ODS da ONU – Parcerias e Meios de Implementação em prol da educação. Nívea Marsili, que comandou a Secretaria de Educação de São Vicente por mais de quatro anos, será homenageada como Liderança de Impacto, enquanto o Núcleo de Educação Ambiental pelos Projetos Dinamizadores de Impactos, com o programa “Escola Verde Azul”, a “Horta Escolar como Ambiente de Aprendizagem”, a “Gincana Sustentável Solidária” e o “Letramento Climático nas Unidades Educacionais em Área de Vulnerabilidade”.
Prêmio - As boas práticas concorrentes foram avaliadas pela especialista em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), Viviane de Paula, que selecionou 18 instituições finalistas, com 30 projetos. Os escolhidos disputarão prêmios em categorias divididas entre escolas públicas e privadas, e por níveis de ensino: Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio.
Por - Renato Pirauá