Capacitar profissionais para atender com qualidade às necessidades dos alunos com deficiência na rede municipal de ensino. Esse é o principal objetivo da Formação de Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de São Vicente.
Durante o encontro promovido em fevereiro, os educadores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) receberam orientações sobre estratégias pedagógicas, adaptação de materiais e uso de recursos tecnológicos para potencializar o aprendizado dos estudantes.
Segundo Fabiana Gois, líder do Núcleo de Educação Inclusiva, os professores do AEE desempenham um papel fundamental no suporte ao ensino regular. "O professor do atendimento educacional especializado atua de forma complementar, auxiliando diretamente os alunos com deficiência e oferecendo suporte aos docentes da sala comum. Ele também orienta sobre adaptações curriculares, metodologias inclusivas e estratégias que favoreçam a aprendizagem de todos", explica Fabiana.
O Atendimento Educacional Especializado é um serviço essencial que garante ao estudante, o suporte necessário dentro da escola. Para isso, as Salas de Recursos Multifuncionais são adaptadas para estimular o desenvolvimento dos alunos.
Para Edinalva Caires Freitas, professora da UE Prefeito Jorge Bierrenbach Senra, participar da formação é uma oportunidade de aprimorar o trabalho com os alunos. "Mesmo com anos de experiência, sempre há algo novo para aprender. Cada aluno traz desafios diferentes, e essas formações nos ajudam a encontrar soluções para cada situação", afirma.
Por - Samanta Mercadante