O ano de 2025 ficará marcado na história de São Vicente por um legado que transcende gerações. Pela primeira vez, a Cidade realizou uma cerimônia de formatura para estudantes do 5º ano da rede municipal, simbolizando a transição do Ensino Fundamental I para o II de 3,4 mil alunos.
A iniciativa integra uma série de investimentos promovidos pela Prefeitura, com foco na valorização da educação e no desenvolvimento integral de crianças e jovens. “Eu sei que, para a criança, esse era um grande sonho: ter seu diploma, sua festa em comemoração ao fechamento de um ciclo. É um momento especial, que cria memórias para sempre. Tenho certeza de que, no futuro, eles olharão para trás com um gostinho de saudade desse dia”, destacou o prefeito Kayo Amado.
Além do marco simbólico, o ano também foi marcado por avanços expressivos nos indicadores educacionais, que reforçam a transformação vivida pelo setor. São Vicente saiu da penúltima posição no ranking de alfabetização da Baixada Santista e alcançou a quinta colocação. Nos últimos cinco anos, a fila de espera por vagas em creches na rede municipal foi reduzida em 90%.
Em paralelo, o Município se destacou nacionalmente ao registrar o maior índice de ampliação de vagas em ensino integral em 2025, com a criação de 1.043 novas vagas, segundo dados do Programa Escola em Tempo Integral. São Vicente concentrou 35,8% de toda a expansão regional no período. As inaugurações da Unidade Educacional Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras) e AMEI Duque de Caxias também compõem o pacote de melhorias de 2025.
Os resultados refletem os investimentos contínuos da Administração Municipal nos últimos anos. A atual gestão consolidou a educação integral como política pública, promoveu a reforma de cerca de 30 unidades escolares, 15 quadras esportivas e realizou, de forma inédita, a aquisição de materiais pedagógicos e uniformes de verão e inverno para os alunos da rede.
"Como professora da rede municipal há mais de 20 anos, fico muito feliz em acompanhar os avanços e a transformação que a educação de São Vicente vive hoje. Agora, como gestora da pasta, vejo de perto uma nova educação sendo construída, fruto do trabalho e dos investimentos do atual governo, que colocou a educação como prioridade e vem promovendo mudanças reais na vida dos alunos", destaca a secretária de Educação, Michelle Paraguai.
“A educação mudou a minha vida. Foi por meio dela que consegui realizar meus sonhos, e por isso jamais vou desistir dela. Sei do seu poder transformador. Poder proporcionar essas entregas, especialmente a formatura, me trouxe uma reflexão: esses mais de 3,4 mil formandos ingressaram no Ensino Fundamental I quando assumi a Prefeitura. Hoje, estão em transição, com uniforme, material escolar, escolas climatizadas e tecnologia em sala de aula. Ainda há muito a avançar, mas a transformação já começou”, concluiu Kayo Amado.