Nesta manhã de quarta-feira (21), às 10h, foi realizada a formatura de conclusão do 1º Estágio de Área de Apoio à Defesa Civil da Brigada de Infantaria Aeromóvel. A atividade ocorreu entre os dias 12 e 20 de maio, nas instalações do 2º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel (Av. Antônio Emmerich, 975 - Vila Cascatinha).
Participaram do estágio, além dos militares da Brigada, integrantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e órgãos de Defesa Civil do Estado de São Paulo. Ao todo, 32 estagiários se formaram.
O objetivo do treinamento foi capacitar os participantes para atuarem de forma ágil e coordenada em situações de emergência, desastres naturais e outras ocorrências de grande impacto. A iniciativa representou um avanço significativo na integração entre as Forças Armadas e as instituições civis e de segurança pública envolvidas na proteção e defesa da população da Baixada Santista.
“Esse estágio tem como objetivo integrar as forças de segurança e preparar uma parte de multiplicadores do efetivo do Exercício Brasileiro, para atuar em situações de emergência e desastres, dando apoio à Defesa Civil. A ideia é aprender na prática como agir em casos como enchentes, deslizamentos ou grandes acidentes, ajudando a proteger a população e trabalhar junto com outros órgãos. A finalidade foi de capacitar todos para poder contribuir de forma rápida, eficiente e organizada quando for necessário”, ressalta o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.
Por Rafael Dias