Fomentando o empreendedorismo e a qualificação para o mercado de trabalho, o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) realizou, na manhã desta sexta-feira (28), a formatura de 80 alunas dos cursos de Corte e Costura (iniciante e avançado), Pintura em Tecido e Artesanato, com turmas das áreas Insular e Continental. A cerimônia foi realizada na sede do Fundo.
Além de comemorarem a conclusão do ciclo em suas trajetórias profissionais, as formandas tiveram a oportunidade de apresentar suas principais produções, como enfeites natalinos, pinturas em tecido jeans e peças confeccionadas durante as aulas.
Ana Souza, da turma de Corte e Costura, descreveu a experiência como transformadora. “O curso foi um aprendizado, com novos amigos, conhecimentos e oportunidades de crescimento. Pretendo aplicar meus conhecimentos obtidos para empreender”.
Já a formanda de pintura em tecido, Carla Santos, destacou o desejo de continuar evoluindo: “Foi incrível. Quero estar de volta em novos cursos e novas oportunidades”.
As professoras também marcaram o momento com mensagens de incentivo. A docente Katia Lima reforçou a importância da persistência: “A prática leva à perfeição. Depois que você fizer 30 vezes, você estará craque. Persevere. Primeiro faça melhor para você, para depois fazer melhor para os outros”.
A professora Auda Sena trouxe seu já conhecido encorajamento bem-humorado: “O que eu sempre digo para vocês? Quem fica parado é poste. Quero ver vocês se movimentando, hein!”.
A presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, celebrou a trajetória das alunas e relembrou, com emoção, todas as etapas vencidas: “Lembro de quando vocês chegaram, algumas com aquele olhar de dúvida. É uma alegria enorme ver que hoje esses mesmos rostos se transformaram em expressões de contentamento e conquista. É isso que o aprendizado faz: muda a gente por dentro e por fora. Acreditem no potencial de vocês. Hoje é dia de ‘colher frutos’, dia de celebrar, de se orgulhar e de reconhecer a própria força”.
A vice-prefeita Sandra Conti também marcou presença no evento, levando uma mensagem motivacional às alunas. Ela destacou a importância da autonomia e da mudança: “Se você não está feliz onde está, lembre-se: você não é uma árvore. Pode e deve se mover. Muitas vezes fazemos muito pelos outros e pouco por nós mesmas. Esse passo que vocês deram aqui é sobre escolherem a si mesmas. Desejem independência, busquem novos caminhos, desapeguem do que pesa. A coragem que trouxe vocês até aqui é a mesma que vai abrir portas para o futuro!”.