Com o objetivo de aperfeiçoar os métodos de combate à criminalidade e fortalecer a integração entre as corporações, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) promoveu, entre os dias 29 e 31 de outubro, em São Sebastião, uma capacitação de Motopatrulhamento para agentes da Polícia Municipal local.
O treinamento, com carga horária de 36 horas, teve como foco aprimorar as táticas de segurança por meio do Patrulhamento em Motocicletas — área na qual São Vicente é referência em toda a região. Os agentes passaram por instruções de mentalidade tática, sobrevivência policial, procedimentos operacionais de abordagem, técnicas de equilíbrio e habilidade, entre outras.
A qualificação foi ministrada pelos profissionais, Inspetor Chefe Cecato e GCM 2º CL Ferreira, da Divisão de Ensino e Capacitação (Decap) da GCM de São Vicente. Cecato destacou que destacou a importância dessa troca de experiências entre as corporações.
“O convite para ministrar instruções em outras instituições reflete a evolução profissional alcançada pela Guarda Civil Municipal de São Vicente nos últimos anos, demonstrando seu contínuo crescimento institucional e reafirmando o compromisso com a cooperação e a irmandade entre as corporações. A integração institucional contribui para o fortalecimento dos vínculos e para a padronização dos procedimentos operacionais, favorecendo, de forma significativa, a realização de operações integradas”.
Segurança
Em âmbito municipal, São Vicente tem passado por uma transformação na oferta estrutural de trabalho à Guarda Civil Municipal. Nos últimos anos, a Cidade implantou um sistema de monitoramento por câmeras, adquiriu armamento institucional, coletes balísticos e radiocomunicadores para todo o efetivo — reconhecendo a importância da segurança como motor do desenvolvimento urbano e de outros setores, como turismo, cultura e comércio.
Alinhada ao planejamento de regionalização da segurança, São Vicente tem se destacado como uma das principais incentivadoras do convênio de integração entre as guardas municipais da Baixada Santista — iniciativa que busca padronizar capacitações, compartilhar operações e fortalecer o patrulhamento regional.