A presença ostensiva nas ruas da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) foi determinante para a recuperação de um celular roubado.
A equipe realizava patrulhamento preventivo nas proximidades da UE Raquel de Castro, no Morro dos Barbosas, nesta segunda-feira (20), quando notou um jovem em atitude suspeita. Ao avistar a viatura, ele tentou fugir do local.
Os agentes agiram rapidamente e realizaram a abordagem. A princípio, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, ao consultar o IMEI (International Mobile Equipment Identity) – ferramenta utilizada para a identificação do proprietário de um aparelho celular –, foi constatado que o telefone em posse do suspeito era produto de roubo.
Diante dos fatos, o aparelho foi recuperado e entregue à Polícia Civil para devolução ao proprietário. O indivíduo foi encaminhado ao 1º Distrito Policial (DP), onde permaneceu à disposição das autoridades.
Receptação – O crime ocorre quando uma pessoa adquire, recebe, transporta ou oculta um produto de furto ou roubo. A pena prevista varia de um a quatro anos de reclusão, além de multa.
Orientações – Para evitar o crime de receptação, é fundamental não comprar, receber, transportar ou guardar produtos de origem suspeita ou sem comprovação legal. O cidadão deve sempre exigir nota fiscal, verificar a procedência do bem e desconfiar de preços muito abaixo do valor de mercado.
Denúncias – Caso o munícipe presencie alguma ação suspeita, deve acionar a GCM pelo telefone 153 ou a Polícia Militar (PM) pelo 190.