O Maio Laranja chega com força em São Vicente e traz uma série de ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Organizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e pela Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania (SEDHC), o movimento terá atividades entre os dias 19 e 30 de maio, envolvendo escolas, autoridades e a população vicentina.
A programação começa na próxima segunda (19), com um Cine Debate no Cine Roxy Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365 - Centro, 3º andar), às 14h, com a exibição do documentário “Caso Araceli - A Cobertura da Imprensa”, que aborda o emblemático caso de violência infantil que deu origem à data de combate ao abuso sexual.
Entre os dias 20 e 27 de maio, as escolas municipais e estaduais recebem palestras educativas, com foco na prevenção e divulgação dos canais de denúncia.
Já no último dia de atividades (30 de maio), duas grandes mobilizações encerram o mês: pela manhã, o projeto “Abraço na Lagoa” promove atividades lúdicas e artísticas na Lagoa do Quarentenário; à tarde, a tradicional Passeata por Direitos parte da Praça Coronel Lopes (Centro), às 13h, com destino à Praça Barão do Rio Branco (Centro), levando mensagens de proteção e conscientização pelas ruas da cidade.
A campanha conta com apoio do Brisamar Shopping, Roxy Cinemas, Conselho Tutelar, Secretaria de Eventos e Ações Comunitárias (SEAC), Secretaria de Educação (SEDUC), Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) Diretoria de Ensino, ETEC Ruth Cardoso e diversas organizações da sociedade civil.
Por Rafael Dias