Reduzir riscos à saúde, aumentar a segurança e minimizar impactos ambientais. Com esses objetivos, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), deu início à Operação Lata Velha, ação voltada ao recolhimento de veículos abandonados em vias e estacionamentos públicos do município.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é caracterizado como estado de abandono o veículo estacionado em via ou estacionamento público sem capacidade de locomoção por meios próprios.
O monitoramento será feito de forma contínua pelos agentes da Semob, que, diariamente, percorrem as ruas buscando garantir a segurança de condutores e pedestres. Além da atuação direta das equipes municipais, a população pode colaborar por meio de denúncias via mensagem de texto ou ligação pelo WhatsApp (13) 3466-5542. O cidadão pode contribuir com o envio de fotos e vídeos relacionados à irregularidade. O canal funciona 24 horas.
“A Prefeitura fará o recolhimento, mas a participação do munícipe é fundamental. Veículos abandonados representam riscos à saúde pública, favorecem a proliferação de vetores de doenças e comprometem a segurança. Retirá-los das ruas gera impactos positivos para o meio ambiente, para a mobilidade e para a qualidade de vida de todos”, destaca o prefeito Kayo Amado.
Após a remoção, os automóveis são encaminhados ao Pátio Municipal. Os proprietários têm até 60 dias para regularizar a situação do veículo. Caso contrário, o mesmo será destinado a leilão.
O Pátio de São Vicente funciona na Avenida Martins Fontes, 1.118 – Catiapoã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para contato é 800 960 9752.
Por Luis Gomes