Desenvolvendo políticas preventivas, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), oficializa uma parceria com o Instituto Mendonça Costa para ampliar o acesso gratuito da população a exames de colonoscopia, procedimento essencial para o diagnóstico e acompanhamento de doenças intestinais.
Com o novo acordo, serão ofertados 100 exames por mês, destinados a pacientes com doença intestinal inflamatória ou com suspeita da condição. O objetivo é acelerar os resultados e, consequentemente, garantir o tratamento precoce.
O exame permite ao profissional visualizar o interior do intestino grosso e parte do intestino delgado, recursos utilizados para a detecção de alterações como inflamações, pólipos e até tumores em estágios iniciais, o que amplia as possibilidades de cura e tratamentos menos invasivos.
Os pacientes aptos à realização da colonoscopia consistem em pessoas já incluídas na fila de espera do Município, assim como novos pacientes diagnosticados ou com suspeita de doenças intestinais inflamatórias
O cidadão deve, inicialmente, procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), onde passará por avaliação médica e encaminhamento a um especialista, para, posteriormente, ser direcionado à realização do exame.
“O paciente é encaminhado com celeridade, e, dessa forma, começa o tratamento desde cedo. Aqueles que já foram diagnosticados, a cada seis meses, podem fazer uma colonoscopia de manutenção gratuita0, detalha o diretor administrativo do instituto, Eduardo Mendonça Costa.
“Essa colaboração reforça nosso compromisso em oferecer exames de alta complexidade com agilidade e qualidade, garantindo que nossos pacientes recebam o diagnóstico e o tratamento adequado”, ressalta a secretária da Saúde, Michelle Santos.