A escola é o lugar para aprender, sonhar e vislumbrar a esperança de dias melhores. Todavia, nada disso é possível sem que os alunos estejam devidamente seguros para que possam desenvolver-se. Para isso, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) dispõe do Grupamento De Proteção Escolar Comunitária, cuja finalidade é garantir a integridade dos estudantes e dos profissionais da rede municipal, além de zelar pelo patrimônio escolar.
O cronograma de patrulhamentos é planejado de forma estratégica, com rondas por unidades das áreas Insular - na Cidade Náutica, Vila Margarida, Bitaru, Jóquei Clube e Centro - e Continental - Rio Branco, Parque Continental, Humaitá, Parque das Bandeiras, Vila Matias e Samaritá.
O patrulhamento matutino atua de forma preventiva em prol da segurança dos estudantes, professores e demais profissionais ligados à rede municipal; já o noturno fiscaliza possíveis danos ao patrimônio, zelando pelo entorno das unidades.
Caso alguma irregularidade seja constatada, os agentes atuam na detenção dos infratores e no suporte às eventuais vítimas, encaminhando, inclusive, à rede de saúde caso necessário.
"O Policiamento Ostensivo e Comunitário Escolar é de grande importância para criar um canal de aproximação, promovendo um diálogo com o corpo docente, auxiliando na identificação da vulnerabilidade e necessidades das Unidades de Ensino", ressalta o comandante da GCM-SV, Rubens Goes.
Segurança - O fortalecimento da Ronda Escolar soma-se a outras diversas estratégias adotadas pela Prefeitura de São Vicente em prol da segurança, como a aquisição de armamento para a Guarda, radiocomunicadores com geolocalização via GPS, coletes balísticos e estreitamento com as forças policiais em busca de um trabalho mais integrado.