Um novo patamar no cenário do turismo nacional foi alcançado por São Vicente. Com a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, o Município passa a integrar o seleto grupo dos “municípios turísticos”, reconhecendo sua vocação e estrutura para receber grandes fluxos de visitantes. A mudança nos critérios de classificação - que substituiu o uso de letras por uma segmentação que valoriza a oferta de atrativos e serviços turísticos - reafirma a importância de investir em infraestrutura e promoção.
Para integrar o Mapa, é preciso atender a alguns critérios, como a existência de um departamento de turismo atuante, lei orçamentária específica, o cadastro de prestadores no CADASTUR e um Conselho Municipal de Turismo ativo, evidenciando que São Vicente vem se destacando no desenvolvimento do setor. Essa conquista representa não apenas o reconhecimento, mas também a consolidação de um trabalho contínuo e estratégico para ampliar o potencial turístico da Cidade.
Secretária de Turismo de São Vicente (Setur), Juliana Santana destaca o impacto da mudança. “Era uma proposta de campanha, e com investimento consistente em infraestrutura, mobilização do trade e promoção da Cidade, estamos colhendo os frutos desse trabalho, que se reflete no aumento expressivo do fluxo e da oferta turística.”
O novo reconhecimento amplia as oportunidades para o Município de acessar projetos e programas do Governo Federal, beneficiando a economia local ao atrair mais visitantes, gerar empregos e estimular o comércio e serviços ligados ao turismo. Essa ascensão fortifica o compromisso com o desenvolvimento, impulsionando São Vicente a se firmar como um dos principais destinos turísticos do País e proporcionando benefícios diretos para os munícipes.