Em celebração à Semana Mundial do Brincar, a Unidade Educacional Anuar Frayha (Náutica 3) promove até sexta-feira (30) uma programação especial com foco na valorização da infância e no brincar como parte essencial do processo de desenvolvimento infantil. Com o tema “Proteger o Encantamento das Infâncias”, as atividades incluem oficinas criativas, contato com a natureza, confecção de brinquedos e brincadeiras ao ar livre.
Ao longo da semana, os estudantes estão participando de ações temáticas que promovem o resgate de brincadeiras tradicionais e incentivam a criatividade, o movimento e a socialização.
De acordo com a diretora da unidade, Denise Micene, o objetivo é proporcionar vivências significativas que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças. “Organizamos uma programação diversificada, com destaque para oficinas voltadas ao resgate de brincadeiras tradicionais, criando oportunidades para que os alunos se conectem ao brincar de forma ampla e construtiva. O que está sendo vivenciado ao longo da semana certamente deixará marcas positivas na memória afetiva de cada um”.
A programação foi estruturada com enfoques temáticos para cada dia da semana, trabalhando brincadeiras populares, como “Passa Anel”, “Amarelinha” e “Corre Cutia”; oficinas manuais com o tema “Desplugue e reconecte”; atividades de conexão com a natureza, incluindo contação de histórias ao ar livre; e valorização da diversidade do brincar, com a confecção de brinquedos como o bilboquê.
A coordenadora pedagógica Tatiana Terra destacou que a proposta visa integrar o brincar ao ambiente escolar de forma significativa. “As atividades desenvolvidas ao longo da semana reforçam o papel do brincar na formação das crianças, contribuindo para seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo”, explica.
Para encerrar a Semana do Brincar na unidade, na sexta-feira (30) acontece uma festa lúdica, com direito a brinquedos infláveis e muita recreação.
Por - Felipe Falcão