A UE Nossa Senhora da Esperança (Quarentenário) viveu uma sexta-feira (19) repleta de cores, arte, sorrisos e solidariedade. Uma ação social realizada pela escola reuniu mais de 150 pessoas, entre pais e alunos, que participaram de oficinas criativas, bazar acessível, cortes de cabelo, orientações jurídicas e até tiveram contato com a renomada Lauany Tamara, trancista do craque Neymar Jr.
Pelos corredores da unidade, o clima era de alegria e pertencimento. Oficinas de arte encantaram as crianças, que puderam brincar, desenhar e transformar massinhas em esculturas cheias de imaginação. A Diretoria de Alimentação Escolar (DAE) também marcou presença com atividades educativas sobre hábitos alimentares, como a divertida pescaria de alimentos saudáveis e desenhos de vegetais coloridos.
“Eu desenhei minha família, pintei de canetinha e tinta e estou fazendo os detalhes. Gostei muito porque tinha todos os lápis de colorir para pintar”, contou a pequena Alana, de 6 anos, com um sorriso radiante.
As famílias também receberam cuidados especiais. Cortes de cabelo e design de sobrancelhas gratuitos foram realizados pelo cabeleireiro Matheus Galdino e pela designer Vitória Canalan “É muito prazeroso contribuir com a comunidade através do meu trabalho. Meu objetivo é aumentar a autoestima, para que cada mulher se olhe no espelho e goste do que vê”, destacou Vitória.
A atração mais aguardada foi a trancista Lauany Tamara, que encantou a criançada. “Atendi inúmeras crianças aqui hoje, o que para mim, é emocionante, porque na minha infância não tive a oportunidade de valorizar minhas raízes dessa forma dentro da escola. Poder contribuir com a comunidade me enche de orgulho”, afirmou.
Além das atividades artísticas e de beleza, houve roda de conversa promovida éço Conselho Tutelar, orientações de higiene bucal, dicas de alimentação saudável e atendimento jurídico com a advogada Nayara Medina, que tirou dúvidas sobre questões de pensão e outros processos.
Para a mãe de Alana, Thainá Viana, a iniciativa fortaleceu os vínculos entre escola e comunidade. “Minha filha participou de várias atividades, estava envolvida e feliz. Sou muito grata por essa oportunidade que une pais e filhos em um ambiente de aprendizado e carinho".
Secretária de Educação, Michelle Paraguai, destacou a importância da ação: “Apoiamos fortemente iniciativas que aproximem a comunidade da escola. Esse contato fortalece o sentimento de pertencimento e gera maior participação, o que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos".
Por Luis Gomes