Com tapete vermelho, escola decorada e até a presença da boneca Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, a volta às aulas na AMEI Emília (Náutica III) teve clima de festa na manhã desta segunda-feira (28). A recepção calorosa encantou os pequenos e deu um toque especial no início do segundo semestre letivo na unidade.
Durante a programação de acolhimento, os alunos participaram de diversas atividades lúdicas, como boca de palhaço, pescaria, amarelinha, túnel, bolhas de sabão, contação de histórias, sessão de cinema com pipoca e até uma sala sensorial.
Luiza, de 4 anos, ficou feliz com a recepção. “Gostei muito, porque eu gosto de brincar com a Emília”, contou a aluna, que também revelou suas atividades preferidas na escola: “Eu gosto de comer, brincar e estudar”.
A diretora da unidade, Maria de Lourdes Soares, ressaltou a importância desse momento de acolhimento na educação infantil. “É fundamental, porque as crianças estavam em casa, no colo dos pais. Muitas vezes, elas passam mais tempo na escola do que com a própria família. Entram às 7h e saem às 17h. Por isso, é essencial que se sintam acolhidas, para que possamos desenvolver um trabalho pedagógico da melhor forma possível”.
“Na educação infantil, o acolhimento e as atividades diversificadas são fundamentais. Esse tempo em casa rompe um pouco os vínculos, e o retorno precisa ser feito com carinho. As escolas se prepararam para um segundo semestre mais produtivo, cheio de desenvolvimento, alegria e aprendizado. Então, tem muita coisa boa acontecendo nas nossas escolas hoje”, ressalta a secretária de Educação, Michelle Paraguai.
Por Maria Fernanda Lopes