A AMEI Visconde de Sabugosa inaugurou na manhã desta quinta-feira (18) um comedouro de pássaros, numa iniciativa voltada a aproximar as crianças da natureza e incentivar o cuidado com os animais. O espaço recebeu o nome de Maria Cecília Barros Silva, aluna da unidade que faleceu em outubro de 2024 e que é lembrada pelo carinho em alimentar os passarinhos da escola.
A cerimônia contou com a presença de alunos, professores e familiares e foi marcada por muita emoção. A diretora Andréa Luz destacou que a homenagem traduz a essência de Maria Cecília. “Além de despertar o cuidado com o meio ambiente, o projeto fortalece o sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo espaço escolar. Hoje foi um momento de lembrança e de reconforto para todos nós”.
Entre os familiares, a avó de Maria Cecília repetiu o gesto da neta, levando frutas à escola para alimentar os passarinhos. Idealizadora do projeto, a professora Janaina Lino ressaltou que o comedouro também contribui para a aprendizagem de forma interdisciplinar. “Quando as crianças veem os passarinhos no comedouro, estudamos as características dessas aves, seus hábitos alimentares, o modo de reprodução, onde vivem… É uma forma de a gente agregar os conteúdos, trabalhando a escrita, matemática, ciências, geografia e artes”, acrescentou.
Para identificar o recanto, a AMEI também foi presenteada com uma placa em madeira confeccionada pelo entalhador Nilson Perfeto.