A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (28), marca o início da temporada de compras natalinas. Com a proximidade da data, o Procon de São Vicente reforça os principais cuidados que o consumidor deve adotar para evitar golpes. De acordo com o coordenador do órgão no Município, Marcelo Sakamoto, nesta época são mais comuns “as reclamações sobre produtos com restrições na política de troca quando não apresentam defeitos e sobre falsas promoções”.
Para garantir compras seguras, Sakamoto destaca a importância da transparência nas ofertas. “Os produtos ou serviços promocionais da Black Friday devem conter o preço normal e o atual com o desconto. O consumidor deve comparar se o preço comum está muito acima do normal”, afirma. Ele orienta ainda que o comprador verifique a procedência dos sites e empresas responsáveis pela entrega, além de dar atenção especial ao frete. “O vendedor deve sempre se responsabilizar pelo frete contratado”.
O coordenador também reforça a necessidade de monitorar os preços com antecedência para evitar cair no famoso golpe da “metade do dobro”. “O consumidor deve realizar uma consulta prévia de preços na internet e em lojas físicas”, explica.
Na área de segurança digital, Sakamoto alerta para links e anúncios suspeitos. “Links golpistas podem se parecer com os de lojas oficiais, mas apresentam alguma alteração no domínio. O consumidor deve desconfiar de erros ortográficos, formatações diferentes, e pagamentos apenas por Pix”, orienta.
Com o aumento das compras virtuais, os golpes se tornaram mais sofisticados. “As compras online facilitam a ação de golpistas, visto que o consumidor acredita na boa-fé do vendedor. Preços muito abaixo do mercado e promoções irreais induzem o consumidor a cair nos golpes”, afirma o coordenador, reforçando a importância de verificar a reputação do site e do vendedor.
Em caso de denúncias, o Procon de São Vicente disponibiliza diferentes canais de atendimento. O consumidor pode fazer sua reclamação direto no site da Fundação Procon (https://www.procon.sp.gov.br/), pelo WhatsApp do Procon de São Vicente (13) 3579-1307 ou presencialmente no posto localizado dentro do Paço Municipal (R. Frei Gaspar, 384 - Centro).
Black Friday em São Vicente - A expectativa para as vendas é de aumento de 15% nas vendas. No Centro, reconhecido como o maior “shopping a céu aberto” da Baixada, o Boulevard Martim Afonso está com circulação exclusiva para pedestres até 4 de janeiro, incentivando a mobilidade segura e o movimento no comércio local durante as compras de fim de ano.
Por Maria Fernanda Lopes