Nesta sexta-feira (4), mais 60 alunos ganharam uma nova ferramenta de inserção no mercado de trabalho através do aprimoramento de seus currículos, com a formatura do curso Conecta SV. Na Associação Comercial de São Vicente, duas turmas de Informática das áreas Insular e Continental receberam seus diplomas e somaram-se aos mais de mil alunos formados desde o início do projeto, em 2013, promovido gratuitamente pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE). A iniciativa consiste na formação de informática básica, utilizando apostilas didáticas e atividades práticas para o aprimoramento de habilidades e inclusão digital.
O curso, de duração de 4 meses, é destinado a pessoas alfabetizadas com 14 anos ou mais, com foco na empregabilidade, geração de oportunidade e formação de cultura empreendedora, abrangendo conhecimento sobre o sistema operacional Windows, periféricos e softwares gratuitos de edição de texto (Writer), apresentações (Impress), planilhas eletrônicas (Calc) e navegação na internet.
As aulas foram realizadas durante o primeiro semestre, tanto na Área Insular quanto na Continental, no Complexo Administrativo Municipal (CAM I) e no Facilita São Vicente, e contemplaram adolescentes de 14 anos até a terceira idade.
“O nosso curso é de introdução à informação. Nosso objetivo é tirar o aluno da exclusão digital. No começo, eles acham que não vão conseguir, mas ao longo dos módulos eles vão se aprimorando”. E reforça o impacto para a carreira: “Eles estão saindo hoje capacitados para o mercado e muitos conseguiram emprego através do curso e dessa parceria", comenta a professora Ana Xavier.
Oradora da turma da Área Continental, Júlia Gomes comenta seu envolvimento com a capacitação: “O curso foi algo muito importante pra mim e para todos que estão aqui. Muitos jovens precisam ter essa oportunidade também”. Seu sentimento é completado com o de Elaine Santos, oradora da Área Insular: “Tive muito aprendizado, agradeço muito".
A secretária adjunta da Setre, Monica Geny, reforça o papel da administração pública na formação de profissionais: “Hoje a Setre oferece cursos em qualquer área. São Vicente é a única cidade do estado de São Paulo que tem 2 polos da faculdade Univesp. Nós estamos dando oportunidade para que os alunos possam se qualificar”. E finaliza ressaltando a abrangência do curso: “No Conecta SV, a gente já formou pessoas com deficiência, idosos, jovens... esses cursos são realmente de inclusão. Nós conseguimos atender, seja qual for a dificuldade que a pessoa tenha”.
Por Luis Gomes