Para quem vive diariamente entre salas de cirurgia e plantões médicos, sabe o quanto as festividades de fim de ano podem se tornar uma época solitária. Pensando nisso, a equipe de enfermagem do Hospital Dr. Olavo Horneaux, em São Vicente, preparou uma manhã especial, nesta quinta-feira (19), para os pacientes e funcionários da unidade. O momento foi embalado pelo coral da Igreja Presbiteriana de Praia Grande, que apresentou um repertório natalino cuidadosamente preparado para tornar o encontro ainda mais especial.
Quem comanda o time de coralistas é a enfermeira Raquel de Paula, cujo amor pela música surgiu ainda criança. Ela conta que a ideia de unir música e saúde se manifestou quando um paciente estava nervoso para a punção da veia, foi então que, pensando nas mais diferentes alternativas possíveis, ela sugeriu sem muitas pretensões: “E se eu cantasse para o senhor?”. A outra enfermeira que presenciava a cena, previu o que se tornaria uma tradição: desse dia em diante haveria música para os pacientes.
Marta Amparo, auxiliar de enfermagem do Hospital, foi quem estava com Raquel no momento. Desde então, Marta faz questão de preparar alguma surpresa natalina para os pacientes e funcionários da unidade onde trabalha. “Essa foi a forma que eu encontrei de expressar a minha gratidão por ter conseguido entrar no curso de Enfermagem, que era o meu maior sonho”, revela, emocionada, a parceira de trabalho de Raquel.
Para os pacientes, a gratidão é ainda maior. Dentre a plateia que se formou diante o coral, muitos olhares atentos e curiosos, mas sobretudo cheios de amor, acompanhando cada estrofe do grupo natalino. Maristela Sampaio, que acompanhava a mãe de 74 anos, internada, não imaginava que fosse presenciar algo do tipo: “Essas coisas eu sempre vi nos filmes, mas nunca na vida real. Estamos muito felizes por lembrarem da gente”.
"Quero parabenizar a equipe do Hospital Dr. Olavo Horneaux e do coral da Igreja Presbiteriana de Praia Grande por realizar uma ação linda como essa de Natal. Poder levar esse espírito para os pacientes e funcionários da unidade humaniza todo o cuidado que eles necessitam", ressalta a secretária da Saúde, Michelle Santos.