Movidos pelo desejo de aprender e transformar o lugar onde vivem, alunos da UE Raul Rocha do Amaral (Vila Ponte Nova) se reuniram nesta sexta-feira (8) com o prefeito Kayo Amado para apresentar projetos socioambientais criados por eles, com foco em meio ambiente, sustentabilidade e bem-estar animal. O encontro, realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, aproximou a energia e as ideias dos jovens com o poder público, visando o desenvolvimento ambiental da Área Continental de São Vicente.
Os estudantes dos 8º anos A e B, acompanhados dos tutores e do subprefeito da Área Continental, Thiago Alexandre, expuseram a pesquisa e propostas desenvolvidas para o bairro Quarentenário, sobre como combater o abandono de animais, promover a reciclagem e o descarte correto de resíduos, além de adotar ações para preservar a Lagoa do Quarentenário, que será revitalizada. Também aproveitaram a oportunidade para conhecer mais sobre a atuação da Prefeitura nessas áreas.
O Município apresentou aos adolescentes iniciativas que dialogam com o trabalho deles. Entre elas, a revitalização da Lagoa do Quarentenário com foco em sustentabilidade, serviços como a Coleta Seletiva e o Cata Treco e o trabalho da Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal), responsável por resgatar, tratar, castrar, vacinar e encaminhar para adoção cães e gatos de rua.
Kayo Amado elogiou a dedicação dos jovens. “É sempre gratificante ver estudantes engajados em temas como meio ambiente e bem-estar animal. Agora que estamos juntos, quero que vocês sejam propagadores da mensagem, mobilizem a escola e o bairro e desenvolvam ideias ambientais que possam ser aplicadas pelo poder público”.
Professora de mais de 36 anos na rede municipal, Elizabeth Rodrigues contou como tudo começou “Meus alunos criaram três projetos para mudar o bairro, combater o abandono de animais, melhorar o descarte de lixo e preservar a lagoa. Fizemos questionários, pesquisas de campo, levantamos propostas, criamos o Instagram ‘Raul para o Mundo’ e apresentamos o trabalho no Conselho Municipal de Meio Ambiente. Em pouco tempo, ele chegou ao subprefeito e ao prefeito. Agora, queremos parceiros para plantar essa sementinha de mudança”.
O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo português, matemática, biologia, coleta e análise de dados, produção gráfica e pesquisa bibliográfica. “Levamos o trabalho ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, que vai escolher o projeto a ser encaminhado ao Estado de São Paulo e, quem sabe, ao Brasil”, completou a professora.
A aluna Maria Victoria reforçou: “Nosso projeto é muito importante para conscientizar pessoas de todas as idades sobre o meio ambiente. Adorei o encontro de hoje e espero que o prefeito e o subprefeito nos ajudem a seguir com essa iniciativa”.
O subprefeito Thiago Alexandre ressaltou o valor da ação. “Iniciativas como essa precisam ser incentivadas, ainda mais vindo de crianças. Temos o desafio diário da conscientização ambiental e nada melhor do que trabalhar isso nas escolas. A Raul Rocha sai na frente com um projeto que conscientiza a população sobre cuidados com o meio ambiente e o descarte correto dos resíduos. Espero que outras escolas sigam o exemplo”.
Para a estudante Emily Menezes, de 14 anos, a reunião foi inspiradora “É muito importante esse apoio do prefeito em prol das nossas ruas, da lagoa, dos animais e todo o bairro. Gostei muito do encontro, e acredito que, com isso, poderemos fazer coisas melhores para o futuro e para as próximas gerações”.
Por Luis Gomes