Fermentando novos caminhos, o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) promoveu a formatura de 15 alunos do Curso de Fabricação de Pães Artesanais. A entrega dos certificados foi realizada na tarde desta quarta-feira (13), na sede do Fundo.
A capacitação preparou o público com técnicas manuais para produzir os alimentos e outros produtos de panificação, sem o uso de conservantes ou processos industriais. Os alunos aprendem sobre fermentação, preparo de massas, modelagem e processo de assar diferentes tipos de pães, como integrais e doces. O curso também aborda noções de higiene e armazenamento.
“A experiência do curso foi ótima, consegui aprender várias coisas. A sensação de receber meu certificado é maravilhosa. Devido a problemas de saúde, não consigo exercer minha profissão, então vou vender pães para ter uma renda", conta Andréia Ferreira, Moradora do Boa Vista.
Os novos padeiros agora podem embarcar em um novo mundo e no mercado de padaria artesanal, setor que tem crescido consideravelmente. Mesmo com a conclusão do curso, o incentivo aos alunos em busca do aprimoramento segue. “O praticar e o aprender devem sempre fazer parte das nossas vidas”, ressalta Micarla Cunha, coordenadora de cursos do FSS.
Cozinhar pães artesanais também é uma forma de amar, reunir a família e compartilhar momentos especiais. “Sempre tive vontade de produzir pães. Gosto de cozinhar por diversão, e a experiência de fazer o curso foi maravilhosa“, explica James Tonelli, morador do Bitaru.
As aulas aconteceram na cozinha do Fundo Social (Área Insular), local equipado para receber os alunos e formar novos profissionais. A turma de 15 alunos se encerra contente e confiante. “Poder formar mais uma turma e perceber o quanto eles gostam e aproveitam das aulas me traz a sensação de satisfação”, afirma a professora Maria Tereza Borba.
Cursos FSS: No último ano as capacitações do Fundo Social formaram aproximadamente 400 pessoas em diversos cursos gratuitos, qualificando novos profissionais para o mercado de trabalho e fomentando o empreendedorismo. As novidades são sempre divulgadas nos canais de comunicação da Prefeitura, tanto no site da Prefeitura quanto nas redes sociais.