Mais que números, sonhos: na manhã desta segunda-feira (09), cerca de 100 alunas participaram da cerimônia de formatura dos cursos de capacitação promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV). O evento foi realizado na própria sede, na Rua Benedito Calixto, 205 (Boa Vista), e contou com a presença de autoridades, professoras, alunas e familiares.
As formandas pertencem a diferentes turmas: quatro de corte e costura iniciante, duas de corte e costura avançada, além de turmas de pintura em tecido, crochê, artesanato e empreendedorismo – este último com o tema “Empreender é aprender”.
Durante a cerimônia, alunas representantes de cada turma discursaram, emocionadas, agradecendo pelo acolhimento, aprendizado e oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Maria José Soares Bezerra, aluna de Corte e Costura da Área Continental, foi uma das oradoras e compartilhou sua trajetória, destacando os desafios e as conquistas ao longo do curso. “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus. Em segundo, à Thay Amado, presidente do fundo e a responsável por nos oferecer cada vez mais oportunidades. O que nós, mulheres e agora profissionais, queremos é avançar. Eu amo o fundo social”, declarou.
Presente no evento, Sandra Conti, vice-prefeita de São Vicente, parabenizou todas as alunas pela dedicação e reforçou a importância dos cursos profissionalizantes como ferramenta de transformação social e geração de renda: “Eu sempre faço questão de encorajar todas as mulheres que passam por aqui. Para nós, governo, é uma alegria ver o resultado dos cursos oferecidos. É isso que queremos: ver toda a população vicentina prosperando. Obrigada a todos do Fundo que fazem isso acontecer”.
As professoras Miriam e Katia, responsáveis pelas formações, também foram homenageadas pelas turmas com agradecimentos e demonstrações de carinho.
Ao final do evento, as alunas desfilaram, mostrando e usando peças autorais feitas por elas mesmas, com o conhecimento adquirido ao longo do curso. O momento foi de grande emoção e orgulho, evidenciando o talento, a criatividade e o potencial de cada participante. Algumas artesãs também mostraram seus trabalhos.
A manhã foi marcada por emoção, gratidão e a certeza de que o conhecimento adquirido nesses cursos será um importante passo na construção de um futuro melhor para todas as participantes.
Por Rafael Dias