Visando fortalecer o método preventivo e orientar a comunidade escolar para que esteja apta a lidar com situações adversas, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) participou de uma capacitação em São Sebastião nesta terça (11) e quarta-feira (12).
O treinamento define como as forças de segurança e autoridades devem agir e preparar a rede municipal de ensino, minimizando os impactos causados em situações como, por exemplo, ataques nas escolas. Além disso, a Guarda recebeu instruções sobre o Procedimento Operacional Padrão para resposta rápida e eficaz em cenários como esse. A proposta é implementar este protocolo em São Vicente.
“A ideia é reinserir o Patrulhamento Escolar Comunitário para reaproximar a GCM da comunidade escolar.
Esse treinamento é fundamental para a criação de ações preventivas orientando todo o corpo docente, pais e alunos, para mitigar possíveis danos em situações atípicas que possam vir a ocorrer”, explica o comandante da GCM-SV, Rubens Goes.
Também participaram da capacitação as GCMs de Bertioga, Caçapava, Caraguatatuba, Guarujá, Jacareí, Peruíbe e São Sebastião.
Trabalho contínuo- Trabalho contínuo - Buscando qualificar ainda mais o seu trabalho, a GCM de São Vicente segue passando por qualificações profissionais diversificadas, garantidas pelo Estágio de Qualificação Profissional (EQP). Na última semana, por exemplo, os agentes tiveram acesso a técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar, situação a qual podem enfrentar em eventuais ocorrências. Vale lembrar que a Guarda, recentemente, ampliou o efetivo com a chegada de 35 novos agentes que passaram por intensos seis meses de curso.