A manhã desta quarta-feira (14) foi marcada pela cerimônia de posse de 34 novos conselheiros municipais da saúde, evento realizado na sede da Associação Comercial de São Vicente. Foram nomeados 17 titulares e 17 suplentes, que irão ocupar o Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2026/2027.
O órgão tem por finalidade atuar na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação e execução da política municipal de saúde. O conselho é composto por representantes da sociedade civil (50%), profissionais da saúde (25%) e representantes do governo/gestão (25%).
A cerimônia também incluiu a eleição dos membros para as comissões temáticas do conselho, fundamentais para a implementação das ações do órgão. As comissões eleitas foram: Relacionamento, Divulgação e Capacitação; Políticas Públicas de Saúde, Financiamento, Orçamento e Auditorias; Avaliação e Controle de Serviços de Saúde; Prestação de Contas e Executiva.
Além dessas, foram eleitos representantes para o Fórum de Conselheiros da Baixada Santista (FOCOS) e uma comissão encarregada de acompanhar as tratativas do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) com instituições de ensino.
"Decidi me tornar conselheira justamente pela importância da saúde na vida das pessoas. Ela, assim como a educação e segurança, deve ser uma prioridade em qualquer lugar. Estamos aqui para apoiar e, acima de tudo, ampliar as ações que possam beneficiar todos os munícipes. Essa é minha primeira vez como conselheira e estou muito empolgada em contribuir”, destacou Denise Gatti, conselheira suplente e representante do Lions Clube São Vicente.
Também presente na cerimônia, Suely Ribeiro Costa, conselheira titular e representante da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), ressaltou a relevância da função: "É um dia muito importante para todos nós. Não só para os conselheiros que já estavam, mas, também, para os novos, que assumem essa responsabilidade. O Conselho Municipal de Saúde é fundamental para que possamos atuar de forma eficaz e garantir que as políticas públicas de saúde atendam às reais necessidades da população”.
"A posse dos novos conselheiros é um momento de grande importância para o fortalecimento da nossa política pública de saúde. Este é um passo importante para garantir a continuidade do trabalho em conjunto com a sociedade, ampliando o diálogo e a participação popular. Os conselheiros desempenham um papel fundamental na gestão da saúde e, com a colaboração de todos, vamos continuar buscando melhorias para a saúde da nossa Cidade”, salientou a secretária da Saúde, Michelle Santos.