“Um, dois, três, SVB!”. O tradicional grito de guerra, entoado em conjunto entre o time de basquete de São Vicente e o prefeito Kayo Amado, simboliza o quanto talento e investimento devem caminhar lado a lado em prol do desenvolvimento esportivo. Na tarde desta terça-feira (14), 11 atletas e integrantes da comissão técnica se reuniram com o prefeito, o secretário de Esportes e Lazer (Sespor), Wanderson Barra, e o vereador Fernando Paulino, no Paço Municipal, para celebrar o título do Campeonato Sul-Americano (Série Prata), conquistado em Santa Rita do Sapucaí (MG).
Durante o encontro, os atletas relembraram toda a trajetória da conquista. Em um torneio que reuniu 14 equipes, incluindo representantes da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, o time vicentino superou adversários tradicionais, venceu jogos equilibrados e ergueu o troféu inédito diante do respeitado Clube Saldanha da Gama (ES).
O treinador, Fábio Roberto, destacou a importância do apoio público ao esporte “É fundamental que o esporte receba incentivo. Para mim, vicentino de nascença e fruto dos clubes locais, como o Leopoldo e as escolinhas do Dondinho, é extremamente importante ver o trabalho meu e dos meninos reconhecido pelo poder público. É algo que muitos tentaram, e nós conquistamos".
O Prefeito Kayo Amado, que revelou ser admirador da modalidade, destacou o impacto social que o esporte proporciona, listando as iniciativas desenvolvidas pelo Governo voltadas ao fomento esportivo. “Nosso trabalho é incentivar o esporte para que mais projetos como o de vocês surjam nas comunidades. Entregamos quadras no 3X3 Itararé, que se transformou no Parque da Juventude, temos outra em andamento no Humaitá, e queremos chegar cada vez mais a novos locais, democratizando o acesso ao basquete, que, pessoalmente, eu gosto muito, e ao esporte em geral".
O ala-pivô e capitão da equipe, Thiago Faleco, de 17 anos, também ressaltou a importância do reconhecimento. “Foi excelente conhecer o Kayo e saber que ele está comprometido em apoiar o São Vicente. O clube sempre oferece suporte aos jogadores, e isso é muito gratificante para nós".
O secretário de Esportes e Lazer, Wanderson Barra, reforçou o orgulho de ver os jovens vicentinos se destacando “É muito gratificante para nós, pois recebemos com entusiasmo a notícia de que jovens da cidade, com tamanha dedicação, estão se destacando na prática esportiva, especialmente no basquete, modalidade que vem crescendo significativamente. Esse é um compromisso assumido com o prefeito: oferecer mais oportunidades para que os vicentinos pratiquem esportes. Após três anos, retornamos aos Jogos Regionais, e a visão é que não nos limitemos apenas ao atletismo, basquete ou vôlei. O prefeito quer que ampliemos o diálogo e exploremos todas as possibilidades para que São Vicente se destaque cada vez mais no cenário esportivo e de lazer".
Por Luis Gomes



