Sala interativa, recursos para o desenvolvimento de áreas não desenvolvidas e tudo isso com o acompanhamento de profissionais capacitados. Esses são os cartões de visita da mais nova sala multissensorial, inaugurada pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), nesta sexta-feira (24), no Complexo de Especialidades Médicas de São Vicente – CEMESV (Rua XV de Novembro, 176 – Centro).
O local conta com recursos que permitem estímulos através das ativações sensoriais promovidas pelos equipamentos do ambiente, como telas interativas, sons ambientes, cheiros, texturas, piscina de bolinhas, luzes, jogos, brinquedos e climatização.
Tal atendimento contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e sensorial, especialmente de crianças com deficiências ou neurodivergências, como autismo, em um ambiente seguro e controlado, com estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos e proprioceptivos, que auxiliam na organização e processamento da informação sensorial, promovendo o bem-estar e a interação.
Para ter acesso, o primeiro passo é o paciente realizar consulta com médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) de referência. Após avaliação e comprovando a necessidade de uma avaliação com especialista (psicólogo, neuropediatra) os dados são enviados à Sesau, para o setor de regulação de vagas, que providencia a marcação em uma das unidades de Atenção Especializada da Cidade, como o CAPS II Infantil e Complexo de Especialidades Médicas (CEMESV).
No Cemesv, o paciente passa por atendimento psicológico, fonoaudiológico, neuropediatra e em alguns casos, endocrinologista. Após a avaliação, e confirmando-se a necessidade, é feito o encaminhamento para a sala multissensorial.
“Feliz de voltar aqui para uma entrega que vai além das paredes", pontuou a secretária Michelle Santos, recordando que a última visita havia sido na entrega da estrutura da unidade. "Agora, voltamos oferecendo mais um serviço para os pacientes, que passarão por consultas com a equipe multidisciplinar para serem destinados a sala multissensorial. Esse será um trabalho em conjunto de toda a equipe em atingir um único objetivo: o melhor atendimento e tratamento possível para aqueles que necessitam ”, completou a responsável pela pasta da Saúde.
Quem ficou muito contente com a inauguração foi Elma Augusta Amorim Sakurai, avó de Vincent Valentine Sakurai Barbosa, de 8 anos: “Meu neto tinha algumas dificuldades do dia a dia, como ir ao banheiro sozinho e na escola com a alfabetização. Depois que começou a ser atendido pela equipe daqui, há um ano, ele tem uma vida totalmente diferente. Já está aprendendo a formar frases, se comunica melhor, consegue ir sozinho ao banheiro... Achei uma maravilha essa nova sala e tenho certeza de que vai vir para ajudar muitas famílias. Costumo dizer que aqui é um banquete, por tudo que é oferecido”.
O prefeito Kayo Amado elogiou o novo serviço. "É mais um serviço que estamos levando até os munícipes e isso é graças ao trabalho de toda a equipe da saúde, com os profissionais que estão envolvidos nesse processo e também de uma parceria com o deputado Caio França na destinação da verba. Grato pelo dia de hoje e por mais uma entrega que estamos oferecendo”, ressaltou o chefe do Executivo.