São Vicente entra em estado de atenção a partir desta segunda-feira (29) município em razão da previsão de chuvas mais intensas para os próximos dias, conforme modelos meteorológicos apresentados pela Defesa Civil do Estado.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil de São Vicente, Rogério Barreto, as equipes municipais já estão mobilizadas desde este sábado (27), em regime de sobreaviso, com reforço das ações preventivas e monitoramento contínuo das áreas mais vulneráveis:
“A previsão indica aumento no volume de chuvas no dia 29, o que exige atenção redobrada e pronta resposta das nossas equipes”, explica Barreto.
A decisão foi tomada após a participação em reunião estadual realizada na sexta-feira (26), às 11h, com a Coordenação Estadual de Defesa Civil, que contou com a presença do Governador Tarcísio de Freitas, do coordenador estadual Coronel Araújo Monteiro, além de meteorologistas e cerca de 300 coordenadores municipais de Defesa Civil de todo o Estado.
Durante o encontro, os meteorologistas Carine Gama e Willian Minhoto apresentaram os resultados dos modelos meteorológicos para os próximos sete dias. Para os dias 27 e 28 de dezembro, a previsão aponta condições típicas de verão, com calor durante o dia e possibilidade de chuvas no fim da tarde e início da noite. Já para o dia 29, são esperadas chuvas com maior intensidade, com acumulados entre 20 e 50 milímetros, elevando o nível de atenção.
Outro ponto de destaque é a chegada de uma nova frente fria entre os dias 1º e 2 de janeiro, com previsão de chuvas persistentes na Baixada Santista, podendo alcançar volumes entre 60 e 80 milímetros por dia. Diante desse cenário, o Governo do Estado anunciou a ativação de um Gabinete de Crise, que funcionará de 28 de dezembro a 4 de janeiro, com canais abertos para apoio às prefeituras, inclusive com possibilidade de acionamento de ajuda humanitária.
Em São Vicente, além das equipes da Defesa Civil, o CONSPDEC – Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil também está em prontidão. O conselho reúne representantes de diversas secretarias municipais e desempenha papel fundamental no atendimento emergencial à população em situações de risco.
“Estamos nos preparando de forma integrada, com planejamento, monitoramento constante e atuação conjunta entre secretarias, para garantir a segurança da população vicentina e agir com rapidez caso seja necessário”, ressalta Rogério Barreto.
Em caso de emergência, ligue para:
- Defesa Civil – 199;
- Corpo de Bombeiros – 193;
- Samu – 192;
- Polícia Militar – 190;
- Guarda Civil Municipal – 153.